Pacote de Segurança: Salto passará a contar com Centro de Treinamento e Instrução de Tiro para capacitação da GCM

A cidade de Salto passará a contar nos próximos meses com o mais novo Centro de Treinamento e Instrução de Tiro. O espaço está sendo construído na sede operacional da Guarda Civil Municipal e vai proporcionar mais autonomia para a corporação, que passa a realizar treinamentos direcionados na área de segurança e tiro em prédio próprio da Prefeitura.
O uso do local representará economia de recursos públicos, já que a realização deste tipo de treinamento exigia uso de espaços fora do município, havendo despesas com deslocamento e onerando a atividade operacional da GCM.

Com recursos próprios das Secretarias de Defesa Social, Desenvolvimento Urbano e Obras, para projeto, materiais e maquinários e mão de obra, além do apoio, através de doação, da iniciativa privada.
O local contempla um estande de tiro devidamente cercado por muros nas laterais e entrada, muro de arrimo nos fundos com proteção balística, além de contar com três anteparos aéreos, revestidos, o que impede a evasão aérea do projétil, conta ainda com espaço coberto para acomodação dos Guardas durante o treinamento. Além disso, a sala de instrução está sendo finalizada.
Em vistoria nesta semana, o Prefeito de Salto, Geraldo Garcia, destacou que os investimentos em segurança englobam também as melhorias voltadas ao servidor. “Este espaço permitirá com que os guardas façam seus aprimoramentos aqui mesmo na cidade. Fiquei muito motivado com o que vi e ainda mais contente por saber que são os próprios guardas que ajudam na construção do espaço, durante os horários vagos. Este é mais um belíssimo investimento na área de segurança pública da nossa cidade”, disse.
Para o secretário da Defesa Social, Redcliff Sierra dos Santos, objetivo do Centro de Treinamento e Instrução de Tiro é cumprir com as leis e convênio firmado entre a Municipalidade e a Polícia Federal para o porte funcional de arma de fogo aos integrantes da corporação. “Uma das definições deste convenio está atrelada ao curso de armamento e tiro que será aplicado no Centro de Treinamento já que conta com sala de instrução para aulas teóricas”, destaca.
Todos os 139 GCMs da cidade passam, por treinamento e capacitação anual que contemplará a utilização deste espaço. O alvará municipal e Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros já conforme o exigido.