A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, tem realizado plantio em parte da calçada da Avenida dos Trabalhadores, em um trecho de aproximadamente 450 metros. Em ambos os lados, a Avenida recebeu mudas de resedá e ipês, nas cores rosa, branca, amarela, lilás. Foram plantadas em torno de 84 mudas, de forma a atender à necessidade da arborização urbana e também a implantação da Floresta Urbana no município. “O plantio em área urbana necessita de um estudo, onde as arvores sejam posicionadas a beneficiar a população, sem que cause obstáculos e perigos ao pedestre e motorista”, diz o secretário de Meio Ambiente, Ângelo César Turqui Piva, que ainda ressalta “as espécies escolhidas são apropriadas para a Avenida dos Trabalhadores e em alguns anos poderemos ver o resultado, pois o objetivo desta ação é trazer mais sombra, ar fresco e ter uma cidade com mais qualidade de vida”, afirma.
A Floresta Urbana definida por Moll (1995) é toda cobertura arbórea arbustiva contida dentro do perímetro urbano das cidades e próximo a aglomerações urbanas. Tal definição abrange as árvores e arbustos contidos no tecido urbano e em especial as árvores que acompanham as ruas e avenidas das cidades. A arborização destas vias constitui um dos maiores desafios para os silvicultores urbanos e demais gestores das cidades.
Além do plantio, a Secretaria ainda está realizando a pintura das guias centrais e laterais da Avenida, além de dar continuidade ao trabalho de limpeza e manutenção do corte de grama e aparar as arvores já existentes no local, realizado pela empresa CSO Ambiental.