Grandes atrações marcam as comemorações de 10 anos do CEC

O evento inédito contou com uma extensa programação de arte, cultura e lazer

Em comemoração aos 10 anos do Centro de Educação e Cultura (CEC) “Anselmo Duarte”, a Prefeitura de Salto, por meio, da Secretaria da Cultura, realizou um grande evento na parte interna e externa do prédio neste último sábado (03). Em torno de 5 mil pessoas participaram das atividades, que iniciaram na tarde e se estenderam até meia-noite. Ao som de blues, jazz e música eletrônica, os presentes puderam aproveitar os diversos espaços distribuídos em torno do CEC.
O evento contou com diversas atrações, entre elas espetáculos, exposições, gastronomia, artesanato, feiras e ações culturais em locais especialmente preparados. O espaço frontal, localizado ao lado do “Atende Fácil” recebeu o espaço gourmet com shows musicais, exposição fotográfica e a Feira de Adoção de Animais.
No Espaço Lateral, caminho que levava os convidados ao estacionamento, ficou a Feira de Artesanato, com os artesãos da cidade. O Espaço Foyer, hall da Sala Palma de Ouro, também recebeu atração especial com experimentos, invenções e jogos interativos do professor Lázaro Boaventura, onde os presentes puderam interagir e brincar com o material exposto. “É uma diversão que liga a ciência com aprendizado. Um atrativo para crianças e adultos. Este evento não tem só o principal propósito de celebrar a primeira década do Centro de Educação e Cultura Anselmo Duarte, mas também o objetivo de reunir num único espaço todas as artes, possibilitar a comercialização dos artigos e obras produzidos pelos artistas, expor o trabalho do nosso celeiro de artistas, seja no palco ou na área externa; além de criar uma ambientalização alternativa, voltada para um público jovem”, disse o secretário da Cultura, Sandro Bergamo.
A Sala Palma de Ouro, a grande protagonista da festa, foi palco do Ato Solene, que celebrou e relembrou os 10 anos do CEC, com a apresentação de um vídeo que exibiu a construção do espaço e os espetáculos recebidos durante todos esses anos. “É emocionante rever essas imagens, desde a construção até todas as produções que passaram por aqui, seja ela municipal ou nacional. Além de termos homenageado um grande nome da nossa cidade, o artista Anselmo Duarte, que esteve aqui há dez anos atrás, na inauguração”, declarou o Prefeito de Salto, Geraldo Garcia.
“Aqui é um Templo de Educação e Cultura. Fico muito feliz por termos construído esse espaço. Era um sonho que virou realidade e hoje atende tantas crianças, jovens e adultos, por meio da educação e cultura”, finaliza. O Ato Solene contou com a participação do presidente da Câmara, Lafaiete Pinheiro dos Santos, do secretário da Cultura, Sandro Bergamo, do vereador, Vinicius Saudino e os secretários do Governo, Gilmar Mazetto, Meio Ambiente, Ângelo César Turqui Piva, de Obras e Serviços Públicos, Alaor Ourique de Carvalho, da Ação Social e Cidadania, José Carlos Grigoletto e do Desenvolvimento Urbano, Sérgio Baldi.
A Sala ainda recepcionou em grande estilo, o público com apresentação de pockets shows surpresas, totalmente gratuitos, com a participação de 35 grupos culturais da cidade e mais de 400 artistas, tendo todas as sessões com lotação máxima.
No estacionamento do CEC, ao som de música eletrônica, os presentes curtiram os estandes de tatuagem, de mandala, produtos naturais, doces, queijos, máscaras ornamentais, canecas, bolsas, camisetas, bonecas de pano, peças gigantes, arte em granito, jogos e instrumentos musicais de madeira e também a arte dos “dioramas”. E também apreciaram as exposições de arte, com quadros dos artistas saltenses, Rodrigo Bixigão, Karin Mangiavachi e Evandro Schiavone e assim como participaram da ação “Claquet”, com a gravação de uma cena e o vídeo foi disponibilizado no Instagram @cec10anos.
O destaque ainda ficou por conta dos espaços gourmet – praça de alimentação, com o restaurante “Na Fazenda” e os Food Trucks, espalhados por toda a área externa do CEC.

 

Compartilhe esta notícia: