A grande novidade deste ano ficou por conta das três áreas de a
limentação, lounge especial e Sala Ítalo-Saltense
A 22ª Festa Ítalo-Saltense reuniu um grande público durante os três dias de evento, que foi realizado na Praça Antonio Vieira Tavares, Centro. A grande novidade ficou por conta do Lounge gourmet no entorno do Monumento à Fundação, assim como a criação da “Sala Ítalo-Saltense”, produzida pela arquiteta Tânia Benincasa, que resgatou memórias da cultura italiana junto aos depoimentos colhidos no ano anterior, de munícipes que relataram causos e histórias dos imigrantes.
O novo formato com três praças de alimentação, cenografia e decoração tipicamente italiana também foram destaques deste ano, no evento promovido pela Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Cultura. A festa atraiu um público aproximado de dez mil pessoas, que pôde conferir as mais diversas atrações artísticas, culturais e gastronômicas.
Durante a cerimônia de abertura, o Prefeito Geraldo Garcia enalteceu a relevância da festa e o resgate da cultura italiana e destacou a importância da Festa Ítalo-Saltense. “É um resgate histórico do nosso povo e da nossa terra, de supra relevância reviver a história em um evento tão representativo, cheio de memórias e simbologias da cultura Italiana”, declarou.
A abertura oficial do evento foi acompanhada pelo presidente da Câmara, Lafaiete Pinheiro e do secretário de Cultura, Sandro Bergamo. A solenidade também contou com a presença dos vereadores Alexandre Marins (Xandão), Álvaro Pacheco, Otávio Miralhes, Roberto Natalino da Silveira, Luiz Carlos Batista e Vinicius Saudino, além dos secretários de Governo, Gilmar Mazetto, da Saúde Flávio Vitale, da Administração Monique Vidal, da Educação Fernanda Barbutto, do Meio Ambiente Ângelo César Turqui Piva, de Obras e Serviços Públicos Alaor Ourique e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Anita de Moraes Leis.
Para abrilhantar ainda mais a abertura, três saltenses ex-operários da fábrica foram homenageados pelo centenário da Brasital, sendo eles: Sra. Helena Zulmira Telha Betiol, Sr. João Manoel Martins e Sr. Brás Fontana, pelos 80 anos da União Musical Gomes Verdi. “Esses cidadãos representam a história da Brasital e de Salto com muito louvor. Agradecemos por tudo que foi construído por vocês em prol da nossa cidade”, agradeceu o Chefe do Executivo.
De acordo com o secretário da Cultura, Sandro Bergamo, o novo layout da Festa, que trouxe uma decoração requintada e muito conforto, atraiu o público que acompanhou as apresentações culturais e shows e degustaram os pratos típicos da praça de alimentação com a participação de 17 entidades locais. “Esta festa realizada no marco zero da nossa cidade e tem como cenografia natural a bela arquitetura da Brasital, que completa 100 anos de história neste ano, se faz ainda mais significativa no resgate não só da festa, mas da memória afetiva e cultural da nossa gente”, destacou o secretário.
O evento emocionou a todos com apresentações do Grupo de Teatro Juvenil de Salto, além da Cia Faces Ocultas, representando os operários nos teares da fábrica e seus costumes na Vila Operária “Brasital 100 anos – a mãe dos Saltenses”.
O palco também foi tomado pelos shows musicais de Ricardo Bombarda, Jacob Rocha, Banda Artur Germano, José Tatângelo, Coral Bella Vita e Fred Rovella Show.
Compartilhe esta notícia: