O novo sistema de estacionamento rotativo – Zona Azul – entrou em operação nesta terça-feira (18). Os monitores da empresa Park Express, concessionária do serviço, estão nas ruas centrais, realizando a orientação dos condutores e para tirar as dúvidas e auxiliar os usuários que ainda não baixaram o app RodaVaga ou têm dúvidas sobre como funcionamento do sistema.
O novo sistema é mais moderno, mais econômico e com menos multas, o usuário de serviço terá diversas melhorias. Agora, o usuário poderá saber em tempo real, via aplicativo, qual rua tem mais vagas e também comprar créditos, comprar tickets nos pontos de venda e também com os monitores que estarão nas ruas, cadastrar veículos e muitos outros benefícios.
O valor para carros será de R$ 2/hora. Para o condutor utilizar o aplicativo RodaVaga, o valor pago será proporcional ao tempo utilizado. A cobrança de motos ainda não está em vigor, e passará a ser realizada a partir de 1º de julho.
A Prefeitura apresentou na última semana um projeto de lei na Câmara, reduzindo o valor cobrado para motocicletas. Se aprovado, o valor passará de R$2/hora, para R$ 1/hora.
Como vai funcionar o novo sistema
Os usuários já podem baixar o aplicativo sem custo nas lojas virtuais (GooglePlay e AppStore), pesquisando pelo nome RODAVAGA.
Para utilizar o sistema os usuários precisam criar um cadastro no site https://salto.rodavaga.com.br no próprio aplicativo ou na Central da empresa, informando o nome completo, CPF, e-mail e telefone, devendo ainda cadastrar os veículos que utilizam.
Para adquirir os créditos, o usuário poderá se dirigir a Central da empresa, através dos monitores na rua ou pelo aplicativo e portal, podendo colocar a quantia de créditos que desejar.
Confira as novas opções de tickets que estarão disponíveis:
Ticket eletrônico: é ativado pelo próprio usuário, no seu smartphone, através do app RodaVaga e pagará somente pelo tempo utilizado.
Ticket automático: o usuário não precisa ter celular. Basta fazer seu cadastro, cadastrar a placa do seu veículo, possuir créditos suficientes em sua conta RodaVaga e autorizar, nas configurações da sua conta, a opção pelo Ticket Automático. Quando a monitora fiscalizar a vaga ativará um ticket de 1 hora e assim sucessivamente, até o período máximo permitido na vaga. Com a opção pelo ticket automático não há reembolso do tempo não utilizado.
Ticket avulso: atende usuários que estão de passagem ou vão esporadicamente ao centro da cidade. Não é necessário ter celular, nem cadastro no RodaVaga. Deverá adquirir o ticket avulso com os monitores ou postos de venda, informando apenas a placa do veículo. Não há reembolso pelo tempo não utilizado.
Vagas especiais
Pessoas com deficiência poderão estacionar nas vagas específicas sem ativar o ticket (estão isentas do pagamento), no entanto, é obrigatório colocar a credencial em local visível no painel do veículo e respeitarem o tempo máximo permitido da vaga que é de 2 horas. Caso contrário, estarão sujeitos às penalidades por não realizar a rotatividade. Se utilizarem as vagas da área azul deverão ativar o ticket (fazer o pagamento da tarifa).
Idosos (60+) usam tanto as vagas especificas, quanto qualquer outra vaga e devem ativar ou adquirir o ticket com os monitores ou postos de vendas. Ao utilizar a vaga especifica de idoso é obrigatório colocar a credencial em local visível no painel do veículo e respeitarem o tempo máximo permitido da vaga, que é de 2 horas.
Quem ainda não possui a credencial e queira fazer uso, deverá procurar o Atende Fácil da Prefeitura.
Lembrando que estacionar em vaga reservada/exclusiva para idosos ou pessoas com deficiência sem credencial é MULTA GRAVÍSSIMA no valor de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH.
Cobrança nas vagas de Moto
Durante todo o mês de junho haverá a orientação nas vagas de motocicletas e a cobrança iniciará a partir 01/07/2019.
As empresas que utilizam o serviço de motoboy poderão realizar o cadastro de seus prestadores de serviço perante a PARK EXPRESS pelo site https://salto.rodavaga.com.br