Jovens do Cras Santa Cruz palestram para jovens da Escola Acylino

 

Desde o mês de março, 25 palestras já atingiram mais de 2.200 alunos da rede estadual de Educação, por meio do projeto “Plante amor, colha esperança”, que busca levar o debate sobre a depressão, suicídio e temas desse gênero, de jovens para jovens, além dos Cras Santa Cruz

A Prefeitura da Estância Turística de Salto, por meio da Secretaria de Ação Social e Cidadania e Centro de Referência de Assistência Social (Cras), território do Jd. Santa Cruz, realizou na segunda-feira (20) a palestra projeto “Plante Amor, Colha Esperança”, na escola estadual Acylino Amaral Gurgel. Esta é mais uma escola que recebe a palestra desenvolvida pelos jovens que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e teve início após a participação desses jovens na Oficina da Parada Poética, realizada em 2018, onde foram colhidos relatos dos jovens sobre depressão. Os profissionais identificaram a necessidade de um trabalho sobre o tema, em conjunto com a juventude do território atendido pelo Cras Santa Cruz. O projeto ganhou destaque e levou os desenvolvedores a palestrarem para os alunos da Rede Estadual de Ensino de Salto. Desde o mês de março, mais de 2.200 alunos da rede estadual já tiveram acesso a palestra, nas escolas Padre Francisco Rigolin – CAIC, Profa. Maria de Lourdes Moraes Costela e Prof. Joseano Costa Pinto. Todo o projeto acontece com supervisão e orientação técnica das assistentes sociais Luciane de Ângelo e Emily Contesini e da psicóloga, Flávia Maria Scigliano.
A palestra tem como objetivo buscar a sensibilização e disponibilizar informações sobre a depressão, o suicídio e o abuso sexual, abordando conceitos, sintomas, formas de tratamento e relatos de experiências vividas pelos envolvidos, com a perspectiva de que não existe público mais adequado para a abordagem e discussão das questões citadas no projeto com a interface de jovens com jovens.
A abordagem dos jovens palestrantes do Cras Santa Cruz na escola Acylino Amaral Gurgel foi acompanhada pelo secretário da Ação Social, José Carlos Grigoletto, da chefe de Gabinete Sandra Leme, da Assistente Social Luciane de Ângelo e da Psicóloga do Cras Independência – Priscila Molina Queiroz Ribeiro Campitelli. O secretário da pasta destacou que este é um projeto muito importante, onde o diferencial é o jovem conversando diretamente com o jovem. “Esse é um momento em que esse diálogo faz muito sentido. Poder multiplicar essa mensagem nas escolas é gratificante e por esta razão parabenizamos os evolvidos neste projeto. ”

Compartilhe esta notícia: