Campanha de Trânsito em Salto abordará segurança e prevenção de acidentes

A Prefeitura de Salto inicia nesta semana, a Campanha de Trânsito do Movimento Maio Amarelo e do programa de Respeito à Vida – Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. Neste ano, as ações terão como foco principal a segurança e prevenção de acidentes, com a conscientização de crianças, alunos da rede municipal de ensino, adultos e condutores de veículos.
Durante dois meses, a Prefeitura realizará ações como a instalação de faixas informativas, distribuição de material gráfico e cartilhas para pedestres e motoristas, além de carro som com informes de segurança, como parte do programa do município “Sinal Verde”.
Além disso, o escopo da Campanha realizada em parceria com o Detran SP prevê uma programação com orientação na rua com dois atores, que estarão fantasiados de temas relacionados à trânsito e irão orientar tanto os pedestres quanto os motoristas e motociclistas. O foco principal será para o uso correto das faixas de pedestres e botoeiras. Haverá também distribuição de panfletos.
Em parceria com a Secretaria da Educação, durante todo o período da campanha, a rede municipal de ensino receberá palestras educativas nas escolas municipais, com a distribuição de cartilhas para os alunos. Após a palestra haverá uma preparação no entorno da escola (sinalização horizontal e vertical).
Finalmente, é importantíssimo que seja feito um trabalho de conscientização na população saltense; serão realizadas campanhas educativas voltadas tanto para os condutores e pedestres, quanto para as crianças nas escolas municipais, em relação às responsabilidades de todos no desafio de reduzir o número de mortes no trânsito.

Mais segurança no Trânsito
Todas as ações planejadas são uma extensão das melhorias adotadas pela Prefeitura de Salto, a fim de diminuir os acidentes de trânsito em vias do município.
Para reduzir o número de acidentes envolvendo pedestres, foram implantados nos canteiros centrais, cinco novos semáforos nas ruas Nove de Julho, General Glicério e Rodrigues Alves, botoeiras, grupos focais para pedestres etc. A Rua Nove de Julho recebeu também duas novas plataformas para embarque e desembarque para usuários do transporte urbano.

Maio Amarelo
O Movimento Maio Amarelo tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Compartilhe esta notícia: