Equipe de controle de vetores trabalha “porta a porta” contra dengue

A Secretaria da Saúde, por meio das equipes de controle de vetores, trabalha intensamente no controle de criadouros de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e Zica. O biólogo da rede, Leandro Bernardes Silva Moraes, faz um alerta a população, considerando que os meses de abril e maio são considerados de maior densidade populacional e consequentemente maior número de caso da doença.
Na quinta-feira (02), as equipes fizeram a nebulização (aplicação de inseticida), nos imóveis residenciais da rua Monsenhor Couto, com o objetivo de controlar os mosquitos possivelmente infectados com a dengue em virtude da concentração de casos na região. E neste final de semana vão realizar o “porta a porta” nas residências que durante a semana estiveram fechadas. “Nessas visitas buscamos vistoriar e sensibilizar a população em busca e no controle de criadouros para bloquear transmissão de dengue no município. A responsabilidade é de todos. Adotar medidas de controle e eliminação de possíveis focos é um trabalho que não pode parar.”
No dia 1° deste mês, durante o evento em homenagem ao Dia do Trabalhador realizado na Praça XV de Novembro, um stand da equipe de Zoonoses recebeu diversas pessoas para serem conscientizadas quanto à importância do combate ao mosquito.

Dados:
De acordo levantamento da Secretaria da Saúde os índices de janeiro registram 3,2% na avaliação de Densidade larvária. A cada 100 imóveis em Salto, podemos dizer que em pelo menos 03 foram registrados focos do mosquito Aedes aegypti. Dados atualizados em 30/04 apresentam 47 casos confirmados de dengue, dos quais 35 foram contraídos no município e 12 em outras cidades.
Referente a Zika e Chikungunya não temos casos confirmados neste ano.
Áreas com possíveis focos podem ser denunciadas via ouvidoria através do telefone 156 ou 4602-8514.

Compartilhe esta notícia: