Executivo discute concessão do Parque das Lavras em apresentação pública

Trabalhar a gestão integrada, desenvolver as potencialidades e vocações, a manutenção e conservação do Parques das Lavras e do imóvel da antiga Usina das Lavras. Esta discussão foi iniciada nesta quarta-feira (17), com a apresentação pública do estudo para o Procedimento Municipal de Interesse, promovida pela Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.
Dentre as propostas apresentadas estão: proporcionar turismo, do lazer e do ensino tradicional curricular; uso de novas técnicas para criar em escala reduzida, o mesmo “produto final” que podem ser apreciados em outros Parques mundo afora; inserir o Parque de Lavras no Circuito Turístico, como oferta do espaço ideal de Lazer, focando no Circuito Roteiro dos Bandeirantes e ampliando a participação para o Turismo Industrial / Educacional local e também desonerar a Administração Pública, transformando o Parque em unidade auto sustentável.
O Prefeito de Salto, Geraldo Garcia, contextualizou toda a história da Usina, bem como a criação do Parque das Lavras, em 1992. “O Parque das Lavras é um dos mais significativos da nossa cidade, por toda a riqueza histórica, ambiental e também econômica. A nossa intenção com a parceria para a gestão deste espaço é desenvolver toda a potencialidade deste espaço e valorizar o Parque como o local merece. Também a implantação de Usina de geração de energia”, destacou.
Os presentes puderam conhecer também, o processo de estudo realizado e o cronograma de trabalho e informações do Projeto e das diretrizes para a publicação do Edital de Concorrência Pública Nacional.
A apresentação foi acompanhada pelo secretariado municipal, pelo presidente da Câmara, Lafaiete Pinheiro dos Santo, e pelos vereadores: Roberto Natalino Silveira, Vinícius Saudino, José Benedito de Carvalho (Macaia), Edemilson dos Santos, Márcio Conrado e Cícero Granjeiro Landim.

Sobre o Parque de Lavras
Inaugurado no dia 22 de março de 1992, o Parque de Lavras abrange cerca de 296 mil metros quadrados de área, compõe um dos núcleos externos do Museu da Cidade de Salto, devolvendo à cidade um pouco mais de sua memória histórica e paisagística, além de manter a concepção contemporânea de lazer e meio ambiente, dando sua parcela de concreta contribuição para a recuperação da vida do rio Tietê.
Entre os mais interessantes equipamentos construídos no Parque estão um orquidário, onde estão permanentemente expostas à visitação centenas de orquídeas; um relógio solar, inspirado no antigo instrumento utilizado pelos egípcios para marcar o tempo; um playground; mirantes sobre grandes rochas; lago artificial; cachoeiras e quiosques.
O conjunto histórico- arquitetônico construído em 1906, que deu origem a segunda usina hidrelétrica construída no leito do Rio Tietê.

 

Confira a apresentação – Apresentacao_PMI Lavras.

Compartilhe esta notícia: