Atrações culturais realizadas na cidade de Salto atraíram um público superior a 240 mil pessoas

A Prefeitura de Salto, através da Secretaria da Cultura, apresentou nesta quinta-feira (10) um balanço detalhado dos eventos e ações culturais promovidos em 2018. O prefeito Geraldo Garcia e o secretário da Cultura, Sandro Bergamo, falaram sobre os trabalhos realizados. O encontro contou com a presença do presidente da Câmara, Lafaiete Pinheiro dos Santos, e do presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Raisuli Hudson Ferraz da Silva.
O grande foco do último ano, foi o investimento em cursos e oficinas artísticas nos mais diversos segmentos, capacitando crianças, jovens e adultos, conforme previsto no plano de governo para a gestão 2017-2020.
Na Casa da Cultura foram oferecidos gratuitamente à população cursos fixos durante o ano de teatro, caricatura, hip hop, dança de salão, break dance, violino e corte e costura para figurinos. Já no Conservatório Municipal o número de vagas foi ampliado, com cursos de violão, piano, bateria, teclado, clarinete, oboé, violoncelo, flauta, guitarra, trompete, trombone, saxofone, baixo, tuba, violino, canto, musicalização e balé clássico.
O Projeto Guri, realizado na sede da Secretaria da Cultura em parceria com a Secretaria do Estado, capacita crianças e adolescentes com aulas de canto coral, percussão, cavaco e violão. Além dos cursos fixos, a cidade também ofereceu, através do Programa de Ação Cultural (ProAc) e do Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura (Poiesis), oficinas e workshops temporários, com aulas de contação de histórias, investigação coreográfica, patrimônio material e imaterial, palhaço/ circo, treinamento do ator, commedia dell’Arte, literatura, artes plásticas com reciclagem e entre outros. Estas ações contaram com a participação de 2.160 alunos estudando “apresentar a arte a quem não tem acesso, incentivar e inserir crianças e adolescentes na cultura e capacitar os artistas com cursos de qualidade, são os principais objetivos desta gestão”, diz o secretário da Cultura, Sandro Bergamo.
Em 2018 os eventos já existentes no calendário cultural do município foram realizados e novos eventos foram criados, como o Prêmio de Música Canto do Taperá, o Festival de Teatro de Salto, o Festival de Artes, Evento de Natal e o projeto Hoje é Dia de Arte, que levou atrações culturais de qualidade para os bairros da cidade.
Os eventos extintos em anos anteriores voltaram a acontecer, como a Festa Ítalo-Saltense, o Carnaval de Rua, o Prêmio Moutonnée de Poesia e o Desfile Cívico de 7 de Setembro. As tradicionais festas ganharam um novo layout, decoração mais elaborada, conforto e segurança reforçada.
A população foi muito receptiva e participativa em todas as ações realizadas pela Prefeitura neste ano, lotando todos os eventos. Estima-se que entre os principais eventos realizados pelo poder público, como a Festa do Salto, Carnaval, Paixão de Cristo, Mostra Estudantil de Teatro, Hoje é Dia de Arte, Natal, Festa Ítalo, Festival do Conservatório, Exposições, Espetáculos, entre outros, mais 248 mil pessoas prestigiaram.
Só na Sala Palma de Ouro, principal casa de espetáculos da cidade, o número de expectadores saltou de 43.891 em 2016 para 70.549 frequentadores em 2018. Somente no último ano, foram 240 dias de apresentações na Sala Palma de Ouro. A Sala Giuseppe Verdi e o Auditório Gaó também receberam espetáculos.