Ação Social e Grupo de Adoção se reuniram para balanço e planejamento

A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria de Ação Social e Cidadania, reuniu na quarta-feira (05), o grupo de adoção que envolve pais adotivos, pretendentes a adoção, habilitados, voluntários, representantes da Casa de Acolhimento Associação Casa de Belém e equipe técnica do TJSP.
Na ocasião, participaram cerca de 30 pessoas para fazer o balanço das atividades realizadas neste ano. Na sequência, o grupo já traçou os planos para 2019, entre eles: palestras, reuniões mensais, rodas de conversa entre os pais para trocar informações, o formato das mesmas, e também sobre a implantação de encontros toda a terceira quarta-feira do mês às 20h, provisoriamente na sede da Secretaria. Também foi definido que o Psicólogo José Roberto, fará o atendimento voluntário para dez casais pertencentes ao grupo de adoção.

Sobre o Grupo de Adoção

O Grupo de Apoio à Adoção da cidade foi viabilizado em março de 2018, pela Prefeitura, promovido pela Secretaria de Ação Social e Cidadania e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o apoio do Poder Judiciário, através da Vara da Infância e Juventude.
No dia 25 de maio, em comemoração ao Dia Nacional da Adoção a Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Ação Social promoveu o “I Seminário de Apoio à Convivência Familiar e Comunitária com o tema “Salto Nos Caminhos da Adoção!”.
O evento foi realizado na Sala Giuseppe Verdi, com cerca de 100 pessoas. Estiveram presentes representantes do Executivo, do Legislativo, Secretaria da Educação, CMDCA, CT, OAB/Salto, Técnicos do TJSP e diversas OSC’s do município, além de pretendentes habilitados e postulantes à adoção. Também profissionais diversos, estudantes de psicologia, serviço social e voluntários.

Sobre as reuniões, do primeiro semestre foram realizadas com os temas: “Desejo do Filho”, onde assuntos como a esterilidade, o apoio familiar, comunitário, tempo de espera, documentação, a fila de espera e o trabalho da rede municipal de atendimento quando da chegada da criança foram abordados.
O tema “O conceito de proteção integral”, com a presença de representantes da Proteção Especial, Proteção da Básica e entidades de acolhimento da cidade de Itu. “Adoções Necessárias”, com a Facilitadora e Assistente Social, Maria Sueli L. Santos.

No segundo Semestre, mês a mês os temas abordados em palestras foram: Aspectos Jurídicos e a Legislação no Processo de Adoção, com a Facilitadora e Assistente Social do TJSP/Salto, Luciana Prates Cordeiro. “A criança e o Adolescente em Instituição de Acolhimento”, com as Facilitadora e Assistente Social Elisa P. Branco Assistente Social de Indaiatuba e Rita de Cássia, Coordenadora da Casa de Belém.
“A Importância do GAA na rede pública e nos Conselhos. O que Muda?”, com a Facilitadora, Ana Maria Quaggio . “Os fantasmas da Adoção inter-racial, com a Facilitadora, Maria Cristina Mobrizi
“Adoção de Crianças maiores e grupo de irmãos, Facilitador, Jeferson Antônio Ferreira dos Santos, filho adotivo e Advogado, do Grupo Sementes, de Jundiai/SP.
No mês de novembro aconteceu a reunião com os pais para avaliação do ano e no mês de dezembro reunião final com planejamento para 2019.