Secretaria de Meio Ambiente deu início a limpeza de aguapés no Parque do Lago

A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a CSO Ambiental, iniciou nesta terça-feira (04) a limpeza dos aguapés no Parque do Lago.
A limpeza está sendo realizada com o uso de bote para auxiliar no meio do lago, bambu para a retirada dos aguapés sendo levado até a margem do lago e limpeza da margem. Esta ação de retirada controlada dos aguapés é necessária para manter o parque seguro e bonito, atraindo cada vez mais os visitantes, sempre respeitando a fauna e flora do local. “Apesar de beneficiarem o ambiente como um filtro natural e proporcionarem sombra, abrigo e alimento aos seres vivos aquáticos; em grande quantidade, os aguapés podem ser prejudiciais pois absorvem os nutrientes disponíveis na água e ao mesmo tempo que liberam oxigênio, retiram o gás carbônio da água. Com isso, as plantas aquáticas passam a disputar oxigênio com os peixes, podendo levar a um colapso da vida aquática ali existente”, explica o Secretário do Meio Ambiente, César Piva.
A limpeza segue as diretrizes ambientais, de forma que não interfira negativamente a área trabalhada. “É importante garantir a limpeza do local, mas sem que haja interferências prejudiciais ao lago”, ressalta o Secretário. A limpeza do Parque do Lago deve durar até 20 dias, devido a demanda.

Compartilhe esta notícia: