Equipe de Defesa Civil participa de capacitação de ocorrências de temporada chuvas

A equipe da Defesa Civil de Salto participou nos dias 27 e 28 de novembro, de dois treinamentos para capacitação e especialização dos agentes municipais que operam os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDC), realizado na cidade de Alumínio (SP). Os treinamentos abordaram as práticas operacionais preventivas, para minimizar os efeitos de eventos como deslizamento de terra e inundações, típicas ocorrências que podem acontecer em temporadas de chuvas que acontecem no período de 1º de dezembro a 31 de março. O objetivo é de reduzir danos materiais e, principalmente, preservar vidas.

Essa prática da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/SP) chamada “Operação Chuvas de Verão da Defesa Civil” acontece todos os anos. Ao todo são realizados oito treinamentos envolvendo as várias regiões, incluindo a de Sorocaba, qual pertence a cidade de Salto. Estiveram presentes o Coordenador da Defesa Civil Orlando Neri Junior e Leonice Ribeiro, os servidores Henrique Sternberg e Thiago Reis do Meio Ambiente e Luciana Souza, do Departamento de Zoonoses.

Durante os encontros, temas como Legislação Básica aplicada à Proteção e Defesa Civil; Geologia aplicada à Proteção e Defesa Civil; Meteorologia aplicada à Proteção e Defesa Civil; Registro de Comunicação Preliminar de Ocorrência no Sistema Integrado de Defesa Civil (SIDEC); Procedimentos de Assistência Humanitária; Situação de Anormalidade; Estrutura dos Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDC); Valores Acumulados de Chuva; Informações Meteorológicas; Vistoria de Campo e Exercícios Práticos; foram abordados na oficina.