I Seminário Municipal da Pessoa Idosa foi realizado na quarta-feira

A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria de Ação Social e Cidadania e Conselhos Estadual e Municipal da Pessoa Idosa, realizou na última quarta-feira (28), o I Seminário Municipal da Pessoa Idosa, na Sala Giuseppe Verdi. Cerca de 150 pessoas prestigiaram o evento como, idosos participantes do projeto Idoso em Foco e frequentadores do Cras e Serviço de Convívio e Fortalecimento de Vínculos; representantes de instituições de Longa Permanência, enfermeiros, etc.

O Prefeito Geraldo Garcia esteve no evento e elogiou a plena atividade da melhor idade saltense e parabenizou a todos da Secretaria da Ação Social e Cidadania. “Este é um importante trabalho realizado em conjunto e muito relevante pois, tratar da melhor idade é respeitar todo nosso aprendizado e preservar a nossa história”.

O seminário faz parte das atividades desenvolvidas pelo Projeto “Idoso em Foco”, que trata do desenvolvimento de ações educativas para abordar e combater a questão da violência e maus tratos às pessoas idosas do município.

Foram ministradas duas palestras com especialistas em envelhecimento, uma mesa redonda sobre a rede intersetorial no enfrentamento da violência contra a pessoa idosa com as profissionais que estão realizando as atividades do projeto nos Cras (psicóloga, gerontóloga e assistente social), além da apresentação das Oficinas de Canto Coral e Dança Sênior dos idosos.

Para a secretária da Ação Social e Cidadania, Cristiane de Souza, o tema idoso é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). “É muito importante investir no envelhecimento humano, pois estamos no século do envelhecimento. O sucesso deste processo é um verdadeiro trunfo da humanidade. E por se tratar de um grande desafio para a sociedade e familiares traremos no I Seminário do Idoso as reflexões sobre a velhice e envelhecimento, e diversas questões que envolvem o trato com as pessoas idosas neste I Seminário Municipal da Pessoa Idosa”.

Este projeto é resultado de um edital de projetos da Secretaria de Desenvolvimento Social do Governo do Estado de São Paulo, através do Conselho Estadual do Idoso com a Prefeitura Municipal e do Conselho Municipal da Pessoa Idosa.

Fotos – https://www.flickr.com/photos/saltoprefeitura/albums/72157704080615714

Compartilhe esta notícia: