Programa de Integração Sociofamiliar divulga balanço das atividades realizadas

O Programa de Integração Sociofamiliar, departamento vinculado à Secretaria da Defesa Social, divulga nesta semana um balanço das atividades desenvolvidas neste primeiro ano de funcionamento. As ações foram iniciadas em novembro de 2017 e já contam com um número expressivo em atividades realizadas em prol da população.

Durante este período foram realizados mais de 120 atendimentos e orientações sobre questões envolvendo entorpecentes, realizados pela Conselho Municipal Antidrogas (Comad); 27 atendimentos realizados em parceria com a advogada Magali Bressan, que presta serviço voluntário na orientação de casos familiares.

Neste um ano de atividade, o Programa de Integração tem oferecido diversos cursos profissionalizantes para auxiliar pessoas na recolocação no mercado de trabalho. Dentre os cursos já realizados e com turmas formadas estão os cursos de Mecânica de Veículos; Eletricista Residencial – duas turmas formadas; Cabeleireiro – uma turma formada; Inglês em andamento e Culinária – com uma turma formada. Todos os cursos são realizados por meio parcerias, contabilizando mais de 80 participantes. “Nas primeiras e últimas aulas, nós fazemos uma preleção sobre as atividades do Comad, sobre a prevenção às drogas e orientação sobre a importância da profissionalização para uma melhor qualidade de vida. O resultado tem sido muito positivo, por isso, já demos início ao planejamento para novas turmas que devem começar no primeiro mês do próximo ano”, destaca o coordenador do Programa, Jades Martins de Melo.

O espaço recebe em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, as oficinas de Inclusão Digital – informática básica, que reuniu 46 alunos. Os acessos à internet foram 2.252, desde o inicio do telecentro no espaço. Assim como as atividades do Time do Emprego e atendimento do Procon, Banco do Povo e PAT.

Dentre os serviços prestados à comunidade estão: Diagnóstico Escolar – com visitas à 13 unidades escolares estaduais e municipais que recebem alunos adolescentes e adultos, com a ministração de palestras de prevenção às drogas aos alunos; Proteção às Vítimas de Violência Doméstica – desenvolvida em parceria com as três Varas Judiciais. “Estamos com 36 vítimas em nosso sistema de proteção, tanto através de contato pessoal com pelo aplicativo no celular. Fica também orientada a vítima, para assim que pretender comparecer à sede do Comad para dialogar com os GCMs”, explica o Coordenador do Projeto.

O Programa realiza também contato com as indústrias e empresas – por meio de palestras de prevenção denominada “Pais e Filhos na Valorização da Vida” e convida a diretoria de cada uma delas, para fazer uma visita e conhecer o nosso Programa de Integração Sociofamiliar; com a apresentação de indicadores que mostram os reflexos do abuso de álcool e drogas no ambiente de trabalho, aos colaboradores, familiares e à sociedade.

O Programa de Integração Sociofamiliar fez um balanço das atividades deste primeiro mês de atividades. Lançado pela Prefeitura de Salto em 16 de novembro de 2017, o Programa inédito visa o combate às drogas na cidade, com foco no apoio às famílias afetadas por este problema. O Programa de Integração Sociofamiliar tem à Rua Padre Rolim, – no Jardim Santa Cruz.