Prefeitura realiza ações para o “Novembro Azul”

O objetivo é conscientizar também os servidores municipais além da população

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Administração e Secretaria da Saúde, realizará na quarta-feira (28), atividades alusivas ao “Novembro Azul”, envolvendo os servidores municiais a exemplo do que ocorre com a população.

As ações envolvem palestras que serão ministradas pelo enfermeiro Lucas Vieira, da Rede Municipal de Saúde, que ocorrerá na Biblioteca Municipal “Professor Valderez Antonio Bergamo da Silva”, das 9h30 às 11h30 e das 14h às 16h.

Vista azul dia 28

Neste dia 28, os servidores municipais estão convidados a vestir a cor azul para reforçar a importância da campanha “Novembro Azul”. Para aqueles que não possuem o traje, o uso do fitilho azul pode substituir e representar a ação que tem como objetivo intensificar os cuidados com o câncer de próstata.

Câncer da próstata – “É preciso tocar neste assunto”

O câncer de próstata pode ou não apresentar sintomas como o jato urinário fraco, dor ao urinar e aumento no número de eliminações. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental.

Como fazer – uma combinação do exame de sangue, o PSA (Antígeno Prostático Específico) com o exame clínico de toque retal: dois exames simples e rápidos. Fale com seu médico.

Importante

– Homens com histórico familiar de câncer de próstata tem maior risco de desenvolver a doença.

– Todos os homens a partir dos 50 anos precisam fazer exames.

– Hábitos de vida saudável como não fumar, prática diária de exercícios físicos e uma alimentação balanceada também ajudam na prevenção.