Professores recebem certificação pelo curso Programa Saúde nas Escolas

A Prefeitura de Salto junto a Secretaria de Educação desenvolveu durante este ano, o curso Programa Saúde na Escola (PSE). O curso foi uma parceria com Diretoria de Ensino da Região de Itu e Secretaria de Saúde, que se iniciou em abril e finalizou em novembro, com a participação de 10 profissionais do município.

O encerramento do curso aconteceu nesta quarta-feira (21), com a entrega dos certificados aos professores participantes, além da certificação, houve uma roda de conversa, sob o comando do Professor Dorival Cecílio da Silva da Secretaria de Educação, Professor Wagner Freitas da Diretoria de Ensino da região de Itu, a Enfermeira Leila Lobo da Secretaria da Saúde de Salto, Professora Leila Franco e a Enfermeira Franciele Kaiser, onde os participantes puderam expor suas experiências no curso e também na implantação do projeto nas escolas. “O programa Saúde nas escolas deu muito certo, mesmo com os ajustes que ainda tem que ser feito. Somou na vida dos alunos, assim como beneficiou a família em âmbito geral”, garante a professora coordenadora do projeto, Elza Cristina Alves e ainda ressalta “O aluno sabe que a saúde dele está sendo cuidada, além de ser educado dentro da escola”.

O objetivo do curso é contribuir para a formação integral aos educadores por meio de ações de promoção da saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens.

Ao total foram 6 encontros, com temas discutidos como:

· Ações combate ao mosquito Aedes Aegypti;
· Verificação da situação vacinal;
· Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e combate a obesidade infantil;
· Promoção das práticas corporais, das atividades físicas e lazer nas escolas;
· Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/ Aids;
· Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;
· Promoção da cultura da paz, cidadania e direitos humanos;
· Prevenção das violências e dos acidentes;
· Identificação de estudantes com possíveis sinais de agravos de doença em eliminação.
· Promoção e avaliação da saúde bucal e aplicação tópica de flúor;
· Promoção da saúde auditivo e identificação de estudantes com possíveis sinais de alteração;
· Promoção da saúde ocular e identificação com possíveis sinais de alteração.

O projeto está programado para atender mais alunos “vamos potencializar este programa para os próximos anos e dar suporte maior aos alunos, familiares e continuar capacitando nossas equipes pedagógicas dentro das unidades escolares e contar com o apoio da Secretaria da Saúde”, garante a Coordenadora do projeto.

Compartilhe esta notícia: