Ações conjuntas na Campanha “Todos juntos contra o Aedes Aegypti” são realizadas em Salto

A Prefeitura da Estância Turística de Salto, por meio das Secretarias de Saúde, Educação, Meio Ambiente e Ação Social trabalham em conjunto para fortalecer as ações de controle durante a Semana Nacional de Mobilização Contra as Arboviroses, de 26 a 30 de novembro de 2018. Sob o lema “Todos juntos contra o Aedes aegypti” ações conjuntas, entre o poder público, a sociedade civil e a população em geral conquistam melhores resultados na prevenção e controle da dengue, chikungunya e Zika (arboviroses que têm o mesmo vetor responsável pela transmissão aos humanos).

As ações são baseadas nas propostas do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-SP) e Secretaria Estadual da Saúde.

A campanha está sendo intensificada devido ao período intenso de calor e chuvas, típicos das estações primavera e verão, que tornam o ambiente propício para o surgimento de criadouros e proliferação do Aedes. É nesse momento que as ações de prevenção têm maior eficácia em proteger a população contra as arboviroses. O controle do mosquito depende de constante vigilância nos locais onde ele mais prolifera, como imóveis residenciais, públicos, privados, escolas, hospitais, bancos etc. Em Salto este trabalho é constante.

De acordo com o secretário da Saúde, Flávio Vitale Filho, do setor de Zoonoses, entre os dias 26 a 30 de novembro, o trabalho de intensificação focará os bairros de maior risco, onde ocorreram os maiores índices de infestação do vetor, compreendendo o Jd. Marília, Jd. Eldorado e Jd. Cidade. “Realizaremos o trabalho de orientação de porta a porta com a coleta de materiais que possam servir de criadouros pela equipe da CSO em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente”, destacou.

O Dia D será dia 30. A proposta dessa ação é promover uma grande varredura para retirada e eliminação de criadouros e orientar a população para que dedique o sábado como o dia de combate aos focos do Aedes. Em menos de 15 minutos é possível inspecionar a casa e acabar com os recipientes e locais com água parada.