Programação sobre o “Novembro Azul” acontece nas Clínicas de Saúde

Palestras reforçam a importância da prevenção sobre o câncer da próstata e do diagnóstico precoce

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, preparou para o mês de novembro uma programação de palestras referentes a importância da prevenção ao câncer da próstata. O objetivo é desenvolver durante o mês da campanha Novembro Azul, as questões desse tema junto à comunidade.

As atividades estão abertas a todos, considerando ainda o importante papel da mulher em incentivar filhos, pais e maridos a realizarem a prevenção. As Clínicas saltenses, em clima de campanha preventiva encontram-se decoradas na cor azul e fazem distribuição de material informativo. Um dos painéis apresenta a frase “Coragem não é medida pelo tamanho do bigode. Valente mesmo é aquele que enfrenta o preconceito”.

Na última quinta-feira (22), a Clínica São Gabriel registrou uma adesão positiva, com palestra ministrada pelo médico da Estratégia Saúde da Família, Dr. Romário Brustolon. Na Clínica Saltense tem a exposição de uma mesa temática com orientação a toda população.

Para o Secretária do Saúde, Dr. Flávio Vitalle, “esse momento é muito propício para desmistificar o tema. Nos últimos anos os homens estão mais abertos a fazer os exames, buscar o controle e a prevenção. Isso também é reflexo do papel do “Novembro Azul”, reconhece.

Próximas palestras abertas a população

Nas unidades de saúde serão realizadas palestras com enfoque no diagnóstico precoce e prevenção ao câncer de próstata.

29/11 – 10h – Clínica Bela Vista – Rua Emílio Ribas, 380 – Pq. Bela Vista
Tel.: (11) 4028-2547
29/11 – 14h – Clínica Saltense – Rua André Telha, 255 – Jd. Saltense – Tel.: (11) 4028-4310
29/11 – 14h – Clínica Nações – Avenida do Migrantes, 4 – Jardim das Nações Tel.: (11) 4028.2554
30/11 – 08h – Clínica Santa Cruz – Rua Rangel Pestana, 71 – Jardim Santa Cruz – Tel.: (11) 4029-8820

Câncer da próstata – “É preciso tocar neste assunto”

O câncer de próstata pode ou não apresentar sintomas como o jato urinário fraco, dor ao urinar e aumento no número de eliminações. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental.

Como fazer – uma combinação do exame de sangue, o PSA (Antígeno Prostático Específico) com o exame clínico de toque retal: dois exames simples e rápidos. Fale com seu médico.

Importante

– Homens com histórico familiar de câncer de próstata tem maior risco de desenvolver a doença.
– Todos os homens a partir dos 50 anos precisam fazer exames.
– Hábitos de vida saudável como não fumar, prática diária de exercícios físicos e uma alimentação balanceada também ajudam na prevenção.

Compartilhe esta notícia: