Secretaria da Ação Social e Cidadania inicia o preenchimento do censo SUAS

A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Ação Social e Cidadania, iniciou nesta semana o Censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Trata-se de um levantamento realizado todos os anos pelo Ministério do Desenvolvimento Social, através de um questionário que será respondido pela secretaria.

O objetivo é fornecer informações sobre os serviços e atividades prestadas nas unidades da Assistência Social, além do perfil dos trabalhadores da área. Torna-se também um importante instrumento de apoio para estados e municípios para o planejamento e na gestão de políticas sociais.

O levantamento, também embasa repasses e pagamentos, como no caso do cálculo do Índice de Gestão Descentralizada (IGD). No Censo Suas, gestores, coordenadores e conselheiros da área preenchem dados relacionados à gestão e financiamento das ações, aos equipamentos, recursos humanos, serviços e à participação social das unidades públicas e da rede privada de Assistência Social.

As informações permitem um diagnóstico completo relacionado a Assistência Social, sendo a base de todo o processo de monitoramento das ações. A partir do censo, o Ministério do Desenvolvimento Social gera indicadores e atualizações de sistemas, além de ser uma importante fonte para a tomada de decisões da política pública.

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