Ação de gestão participativa em arborização urbana acontece em Salto

A Prefeitiura de Salto, por meio da  Secretaria de Meio Ambiente tem desenvolvido programas para ampliar a cobertura arbórea nos próximos anos. A Secretaria realizou ações de gestão participativa em dois bairros diferentes do município com a finalidade de introduzir a arborização urbana de forma efetiva.

A primeira ação foi realizada no Jardim Santa Cruz no Cemus IX – “Profª. Maria de Lourdes Guarda”,  onde se reuniram pais de alunos, amigos de bairros, professores, diretores e vereadores e também a professora Cibele Galvani do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo (IFSP), para tratar de assuntos de meio ambiente e projetos de arborização na região e logo após, os alunos fizeram o plantio de 35 mudas na área de lazer Euclides Nascimento.

A segunda ação foi no bairro Santa Marta com reunião promovida na unidade de educação infantil – Cemus XII “Antonieta de Campos Buldrin Sontag”. O encontro contou com participação da Associação Amigos do bairro, e tratou do projeto de arborização no bairro, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente. O convite partiu da diretora da creche, Márcia Rodrigues, cujo plantio de árvores aconteceu recentemente na unidade escolar infantil.

As políticas públicas devem ser instituídas com programas bem definidos para cada região da cidade devido à necessidade de transformar vias públicas em espaços para pedestres. A questão importante é a legislação que prioriza as árvores como constituinte de rede de serviços ambientais para a cidade, a arborização urbana, atitudes que o município já está efetivamente trabalhando, por meio de indicativas de espécies e quantidades de indivíduos a serem introduzidos em cada via pública.