Campanhas preventivas contra a dengue são intensificadas em Salto

Agentes de endemias estão fazendo as visitações para alertar e envolver a população no combate ao mosquito neste período de chuvas

A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Zoonoses prossegue com as ações de controle do mosquito transmissor da dengue Aedes aegypti. Essas ações são realizadas de maneira ininterruptas durante o ano todo. Porém, com a chegada da primavera e período de chuvas, a proliferação desse vetor aumenta, e a campanha no município é intensificada para envolver a população.

Equipes de agentes de endemias já estão nas ruas para realizar as visitações nas residências com o objetivo de vistoriar o local e sensibilizar os moradores quanto aos cuidados com a prevenção.

De acordo com o Biólogo Leandro Bernardes, “todos nós devemos ficar atentos quanto à presença de pernilongos picando durante o dia, hábito do Aedes aegypti. Isso indica a existência de criadouros próximos, como por exemplo, as calhas e ralos nos quintais, que comumente se tornam foco devido a drenagem deficiente. ”

Até o dia 03/10, foram notificados 385 casos suspeitos de dengue, sendo 16 confirmados. Desses, 12 contraídos em Salto e 4 em outras cidades.

No mês de outubro a Vigilância epidemiológica realiza avaliação da densidade larvária em todo o município, o que permite prever possíveis surtos durante o verão, a partir da avaliação dos índices de infestação registradas. Também é possível direcionar as atividades para bairros mais críticos quanto a oferta de criadouros.

Compartilhe esta notícia: