Ações inéditas de combate ao carrapato-estrela em Salto

O Instituto Biológico de Campinas utiliza uma técnica inovadora, onde um agente de controle biológico (um fungo) atua no combate ao carrapato-estrela, transmissor da febre maculosa, cujo maior hospedeiro é a capivara.

A cidade de Salto, então, passa a ser a primeira do estado de São Paulo a firmar convênio com o Instituto, que atuará no manejo de carrapatos em áreas de parques, adjacências e locais de risco do município.

O Termo de Cooperação entre a Prefeitura e o Instituto Biológico da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, será assinado nesta segunda-feira (22), às 14h, no Parque Rocha Moutonneé.

O Prefeito Geraldo Garcia, ao lado dos Secretários de Meio Ambiente César Piva, e da Saúde Flávio Vitale Filho, explicará os detalhes do convênio. Estão confirmadas também as presenças do Diretor Geral do Instituto, Antônio Batista Filho; do Diretor do Centro Avançado de Pesquisa de Proteção de Plantas e Saúde Animal, Dr. Daniel Franco; do Diretor da Unidade de Referencia Laboratorial de Controle Biológico de Campinas Dr. José Eduardo Marcondes de Almeida; da Coordenadora do Projeto Drª Márcia Mendes e equipe do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Sanidade Animal; e do Dr. Paulo Sampaio que fará a apresentação desta importante experiência, por meio de painéis e material multimídia.

Foram convidados para estarem presentes, além da imprensa, os síndicos de condomínios e representantes de empresas que rodeiam áreas que apresentam população de carrapatos.

Empresa Saltense já testa o agente biológico: sem riscos à população humana nem às capivaras.

A cidade de Salto, devido à grande incidência de capivaras em várias localidades, já apresentou casos comprovados de febre maculosa, inclusive com mortes. Há muitos anos busca-se alternativas para tentar diminuir a proliferação do carrapato-estrela.

No mês de agosto, o Prefeito de Salto, Geraldo Garcia, junto com o secretário da Saúde, Flávio Vitale Filho, o secretário do Meio Ambiente, César Piva e o biólogo do Departamento de Zoonoses, Leandro Bernardes, estiveram no Instituto Biológico de Campinas para conhecer um estudo sobre controle da população de carrapatos.

A visita foi acompanhada também pelo diretor da Toyobo do Brasil, Minoru Takahashi, cuja empresa, localizada em Salto, já testa o agente biológico utilizado nesta técnica desenvolvida pelo Instituto.

Durante o encontro foram discutidos os resultados obtidos com a pesquisa realizada pelo Instituto em que um agente de controle biológico se torna eficaz para a diminuição da população de carrapato-estrela. “Este bloqueio orgânico, ele é eficaz para o controle desta população e pode ser mais uma ação de combate ao vetor da febre maculosa”, destacaram os pesquisadores.

O Prefeito está otimista com a nova descoberta, após vários anos em busca de alguma solução. “Assim que fui informado sobre este novo estudo, já agendamos uma visita ao Instituto para conhecer os detalhes. Inclusive, agradeço muito o Minoru por ter nos dado esta valiosa informação e ter nos acompanhado até o Instituto. Estou muito entusiasmado com o que conheci em Campinas e, principalmente, por esta parceria do Instituto com a cidade. Seremos a primeira cidade do estado de São Paulo a utilizar esta técnica inovadora. Há muitos e muitos anos enfrentamos este problema em Salto e, agora, estamos com uma alternativa que não prejudica nem o ser humano nem as capivaras”, concluiu o Chefe do Executivo.

Compartilhe esta notícia: