Caps II realizou peça teatral com pacientes e presença dos familiares

  • Categoria do post:Notícias

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e Centro de Atenção Psicossocial “Douglas Milanesi” (CAPS II) realizou no dia 18/10, em comemoração ao Dia das Crianças a peça de teatro Chaves – O primeiro dia de Aula.

O teatro teve a participação de pacientes e funcionários.

O Caps II conta com uma equipe técnica formada por psiquiatra, psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, terapeuta ocupacional e monitores de saúde mental.

Os pacientes são atendidos de acordo com o Projeto Terapêutico Singular, que consiste em um tratamento específico para cada indivíduo, elaborado pela equipe. Além das consultas, o Projeto pode ser composto por diversas atividades, como oficinas terapêuticas e culturais, rodas de conversa e orientações individuais ou em grupo, entre outras.

Essas oficinas de teatro do Caps acontecem semanalmente e fazem parte do projeto terapêutico dos pacientes, com objetivo de estimular a imaginação, a expressão corporal, emocional, linguagem e a socialização. Com isso é possível desenvolver atividades de significado expressivo onde o paciente trabalha, desde a elaboração do texto até a confecção do cenário. As peças são apresentadas nos dias de festas, ocasiões em que as famílias são convidadas a prestigiar, favorecendo o envolvimento e fortalecendo os vínculos familiares. Mensalmente a equipe do Caps realiza a comemoração dos aniversariantes do mês em conjunto com datas comemorativas.

Os Caps acolhem pacientes com transtornos mentais graves persistentes e oferece atendimento multiprofissional. O trabalho desenvolvido busca estimular a integração social e familiar através do apoio em suas iniciativas que buscam autonomia. Um dos objetivos do Programa é possibilitar a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no Brasil.

Rua Pio XII, 70 – Vila Teixeira
Tel.: (11) 4029-4121
E-mail: caps@salto.sp.gov.br
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira, das 7h às 17h.

Compartilhe esta notícia: