Parque Natural Ilha da Usina é inaugurado com presença do Governador Geraldo Alckmin

O Parque Natural Ilha da Usina, em Salto, foi inaugurado no último sábado (31) com a presença do Governador Geraldo Alckmin, do vice-governador Márcio França, do Prefeito Geraldo Garcia e de diversas autoridades. O atrativo foi criado em uma ilha intocada há quase um século, às margens do Rio Tietê. O poder público também entregou na ocasião as obras de revitalização do Caminho das Esculturas, Ponte Pênsil e Memorial do Rio Tietê, que integram o Complexo Turístico da Cachoeira.

O Prefeito Geraldo Garcia destacou a importância dessas obras para o desenvolvimento do turismo de Salto. Todas as obras foram feitas com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dadetur), da Secretaria de Estado do Turismo. “A inauguração do Parque da Ilha e das demais obras é um momento especial para Salto. Um lugar belíssimo e único. O turismo é uma grande fonte de renda e temos vocação para isso”, ressaltou o Prefeito.

O Governador Geraldo Alckmin destacou o crescimento de Salto nos últimos anos e dos investimentos feitos pelo Governo, como a obra da Ponte Estaiada. “Hoje estamos entregando a revitalização da Ponte Pênsil e do Caminho das Esculturas do Parque Natural Ilha das Usinas, obras que vão tornar Salto ainda mais atrativa, trazendo mais turismo e investimentos na cidade”, destacou.

Dentre as demais autoridades presentes, estavam os deputados federais Guilherme Mussi, Herculano Passos e Missionário José Olímpio. A cerimônia contou ainda com a presença dos deputados estaduais Rita Passos, Rodrigo Moraes e Rogério Nogueira; e dos secretários de Estado do Turismo, Fabrício Cobra Arbex, e do Meio Ambiente, Maurício Brusadin. A Câmara Municipal também esteve representada pelo presidente, Luiz Carlos Batista, e os vereadores Alexandre Martins, Celso Charnoski, Clodoaldo Martins de Oliveira, José Benedito Carvalho (Macaia), Lafaiete Pinheiro dos Santos e Vinícius Saudino.

Sobre o parque

As obras do Parque Natural Ilha da Usina foram iniciadas em 3 de junho de 2016. O local é uma ilha artificial de 70 mil metros quadrados, às margens do Rio Tietê. Com flora e fauna intocados desde a abertura do canal da Usina Hidrelétrica de Porto Góes, na década de 1920, este é o quarto parque instalado em Salto.

O turista que visita o lugar percorre 230 metros de passarela suspensa por dentro da mata com painéis destacando algumas das espécies da flora e da fauna ali existentes, como a rara presença do taperá, espécie de andorinha, ave que é símbolo de Salto e que desapareceu ao longo dos últimos anos. Ao fim do percurso, chega-se a um mirante e um auditório, onde um breve vídeo institucional conta a história da cidade e da ilha.

O Parque Natural Ilha da Usina teve um custo total de R$ 1.475.540,62, arcados com verba do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dadetur), do Governo de São Paulo.

O acesso ao parque é gratuito e ocorre por meio do Complexo Turístico da Cachoeira, situação à Praça Archimedes Lammoglia, s/n, no Centro de Salto.