A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Saúde e do Departamento de Zoonoses, tem realizado um trabalho para fortalecer o vínculo entre o Conselho municipal dos direitos dos animais e as associações de protetores dos animais no município.
Além das reuniões mensais do Conselho, a veterinária do município, Luciana Soares, esclarece que a ajuda e parceria por parte das entidades que já acompanham a questão é fundamental para o desenvolvimento satisfatório do bem-estar animal, consequentemente das pessoas.
“Como exemplo, temos o caso da associação Ajuda Anjos que nos ajudou a mobilizar a adoção de um cachorro, da raça chow chow, que foi encontrado abandonado em um bairro da cidade. Por causa do comportamento agressivo do animal, o mesmo não poderia ir para qualquer lar e a ajuda das protetoras fez com que um centro especializado em comportamento animal pudesse recebê-lo”, ressaltou.
A veterinária destaca também que a importância da guarda-responsável e como o tema tem sido trabalhado, não apenas no Conselho, mas em palestras nos Cras e escolas da cidade. “É muito importante que as pessoas tenham a consciência de que uma vez adotando o animal doméstico, o cuidado será até o fim da vida. O abandono, especialmente de animais idosos e doentes, é um dos temas abordados em forma de conscientização, dentro de todo o escopo que é a guarda-responsável”, destaca a veterinária.
O departamento de Zoonoses informa também que os interessados em adotar os cães que estão alojados no canil municipal, podem entrar em contato por meio do telefone 4029-4212, e agendar uma visita ao local. Atualmente, o canil de Salto abriga cerca de 90 animais, entre cães e gatos.
Compartilhe esta notícia: