O Prefeito de Salto, Geraldo Garcia, e a secretária do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Anita de Moraes Leis, se reuniram na última terça-feira (20) com o Sérgio Rodrigues Costa, diretor da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, o Investe São Paulo. A reunião foi acompanhada pelo diretor-regional da Fiesp, Walter Gimenes Félix, pelo presidente da Câmara de Salto, Luiz Carlos Batista e por técnicos da Secretaria do Desenvolvimento.
O encontro foi realizado para fortalecer as ações entre a Prefeitura de Salto e o Governo do Estado, para parcerias investimentos e captação de empresas para o município. De acordo com o Chefe do Executivo, além da atração de novas empresas para Salto, a administração municipal quer fortalecer as que já estão instaladas na cidade. “É importante que essa conversa entre a administração, o governo do estado e as empresas seja constante. Precisamos fortalecer esta relação, para que as companhias tenham meios para expansão, geração de novos postos de trabalho e renda. E para isso, estamos abertos, tanto para empresas já instaladas, quanto às que devem se instalar no município”, explicou Geraldo Garcia.
A agência, que faz parte da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, tem um papel importante na indicação de municípios paulistas para novos investidores. O diretor do Investe São Paulo explicou que Salto é um referencial quanto à disponibilização de dados e atendimento de novas empresas. “Salto é um destino de investimento. A cidade é muito bem localizada e apresenta características que atraem as companhias, além dos incentivos fiscais; que podem gerar para essas empresas competitividade de mercado e resultando no aumento no número de postos de trabalhos diretos e indiretos. Tudo isso agrega valor ao município que se fortalecer como polo de atração e permanência de novos mercados, que abrange desde o microempreendedor às multinacionais”, destacou.
Durante o encontro, o município apresentou o plano de trabalho que consiste em levantar a demanda das empresas instaladas na cidade. Este levantamento será iniciado nas próximas semanas e trará dados importantes no que tange à infraestrutura, mão de obra, qualificação profissional, além de questões operacionais e jurídicas, conforme explicou a secretária da pasta. “Com os dados em mãos, poderemos realizar um diagnóstico preciso da necessidade dos investidores em Salto. Com isso, negociação entre a administração pública e as empresas se torna mais eficaz e com embasamento para tomadas de decisão”, disse Anita de Moraes Leis.
Café empresarial
Durante o encontro, o Executivo juntamente com a diretoria do Investe São Paulo decidiu pela realização do “Café empresarial”, que reunirá investidores em um encontro que tratará de temas como competitividade de mercado, gerência de projetos, logística, cadeia de suprimentos, diretrizes de desenvolvimento e a relação entre a administração pública – municipal e estadual – e o mundo corporativo.
O evento deverá ser realizado em 26 de abril, pela Prefeitura, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, em parceria com o Investe São Paulo.
Via Rápida Emprego
Além da atração de novas empresas, a administração pública municipal tem buscado a qualificação profissional dos munícipes para atender a demanda apresentadas pelas empresas. Por esse motivo, além do Investe São Paulo, o chefe do Executivo, juntamente com a secretária do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, e técnicos da Secretaria, estiveram na sede do programa Via Rápida Emprego, sendo recebidos por Maurício Juvenal representando Edmilson Valle (coordenador de ensino técnico, tecnológico e profissionalizante).
O encontro foi realizado para reforçar a parceria para a vinda de cursos profissionalizantes para o município. “Além de investimentos na cidade por meio de novas indústrias, aqueles que buscam uma nova oportunidade no mercado de trabalho devem estar capacitados para atender essa demanda. Por isso, estamos buscando a qualificação profissional dos saltenses, com programas como o Via Rápida”, destacou.
O Via Rápida Emprego é um programa do governo do estado que oferece capacitação profissional gratuita nas mais diversas áreas e auxilia na recolocação de profissionais no mercado de trabalho. Por meio de uma parceria entre o município e o Via Rápido, mais de 25 pessoas foram capacitadas no último ano em Salto.