A Secretaria de Educação, desde o final de 2017, está se preparando para receber os alunos para o novo ano letivo, que terá início no mês de fevereiro.
Unidades escolares, que não passavam por manutenção há anos, estão sendo reformadas e adequadas, com melhorias e/ou substituição de pisos, reparos nos telhados, reparos em calhas, ampliações de salas de aula, adaptação de banheiros, adequações da cozinha, refeitório e lavanderia, melhorias na ventilação e iluminação, adaptações diversas nas instalações hidráulicas, instalações de vidros, colocação de grades de proteção, troca de portões, pintura geral, entre outras melhorias.
O Secretário de Educação, José Carlos Grigoletto ressalta que há casos, como o do Cemus II, na Rua Barros Júnior, que a reforma teve início em novembro do ano passado, para que todas as adequações necessárias fossem realizadas em tempo hábil. “Temos dois casos, do Jd. Marília e na Barros Júnior, em que as obras começaram em meados de novembro do ano passado porque há muitos anos os dois locais não receberam a devida atenção e tinham muitas adequações a serem feitas. A obra no Jardim Marília já foi concluída e iniciará o ano letivo com uma melhor condição. Além destas, estamos realizando outras obras em várias unidades de educação infantil, como a troca de pisos no Cemus IV da Vila Ideal, que não tinha mais condições de uso e soltava facilmente”, explicou Grigoletto, ao lembrar que foram investidos cerca de R$458 mil nestas obras e que será entregue também a nova unidade infantil do Sol D´Icaraí.
Além da reforma estrutural dos locais, a Secretaria também adquiriu novos colchonetes e tatames para todas as unidades, assim como investiu $167 mil na compra de novos brinquedos para todas as creches. “Este era outro pedido antigo das diretoras das unidades infantis porque havia uma quantidade muito grande de brinquedos antigos e que precisavam ser renovados. Pronto, iniciaremos o ano com novos brinquedos para a criançada”, comentou o Secretário de Educação, ao recordar que esta estruturação das escolas é fundamental para receber também os cerca de 600 novos alunos da educação infantil que serão chamadas para vagas nas creches. “A Secretaria deve chamar nas próximas semanas muitos alunos que estavam na espera de creche, portanto, temos que investir ainda mais na estrutura das nossas escolas”, completou.
Ao lado do Prefeito Geraldo Garcia, Grigoletto visitou a Unidade II da Escola Educação Infantil Nair Zanni Dalla Vecchia, vinculada ao Cemus XI e conheceu os novos brinquedos que chegaram.
Está em fase de conclusão também o processo de licitação do material escolar, que neste ano, contará com novos itens e produtos.
Em relação à capacitação de profissionais, na última quarta-feira (24) aconteceu durante todo o dia a reunião de planejamento com as diretoras e assistentes de direção no Auditório Paulo Freire, assim como acontecerá o acolhimento de professores e auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIs).