Prefeito de Salto assina convênio para ações integradas entre as GCMs da região

O Prefeito de Salto, Geraldo Garcia, assinou nesta quarta-feira (17) um convênio de cooperação entre as Guardas Civis Municipais de seis municípios, que permitirá a colaboração na área de segurança. O encontro realizado em Indaiatuba reuniu prefeitos da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e o deputado estadual Rogério Nogueira.

Com o convênio, as cidades de Salto, Indaiatuba, Campinas, Elias Fausto, Monte Mor, e posteriormente Itupeva, terão um contingente de aproximadamente 1500 guardas, que atuarão em conjunto no combate ao crime, principalmente o tráfico de drogas.

Apesar de a cidade de Salto integrar a Região Metropolitana de Sorocaba, o município tem limites com cidades que fazem parte da Região Metropolitana de Campinas. De acordo com Chefe do Executivo saltense, o objetivo é fortalecer as ações desenvolvidas pelos municípios, mas a partir de agora, de forma conjunta com outras cidades.

“Esta é uma manhã histórica porque este convênio é uma grande parceria da cidade com os municípios que fazem parte da RMC. A comunicação entre as Guardas Civis, agora legalizada, é fundamental para mantermos este trabalho em conjunto em prol da segurança. Uma iniciativa inovadora para todo estado de São Paulo”, explicou o Prefeito, que ao lado do diretor da GCM de Salto, Marcio Paludetto, agradeceu ao Prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar, pela iniciativa.

As GCMs já trabalham de forma integrada há algum tempo, principalmente em casos de suspeita, mas agora ampliará as ações entre os limites dos municípios, de acordo com a Lei 13022/14. O próximo passo será um encontro entre as diretorias das Guardas para ajustar a questão operacional do convênio.

Compartilhe esta notícia: