Secretaria da Cultura apresentou balanço dos eventos e ações culturais em 2017

A Secretaria da Cultura apresentou, para o Conselho de Políticas Culturais e para a Comissão de Representação para Acompanhamento da Cultura, na tarde desta sexta-feira (5), o balanço das atividades desenvolvidas pela pasta no último ano. O encontro foi conduzido pelo secretário da Cultura, Sandro Bergamo e contou com a presença do presidente do Conselho de Cultura, Jean Pluvinage, do presidente da Câmara, Luiz Carlos Batista e dos vereadores Edemilson Santos, Celso Charnoski, Lafaiete Pinheiro dos Santos, Roberto Natalino e Alexandre Martins, que fazem parte da Comissão de Representação para acompanhamento dos assuntos relativos à Cultura.

Em 2017, as ações e eventos realizados pela Secretaria da Cultura atingiram mais de 254 mil pessoas, em todos os equipamentos e nos bairros. Os números apresentados durante o encontro, espelham o cumprimento das metas que visam levar a cultura para todo o município, nas mais diversas linguagens.

“Todas as ações desenvolvidas neste ano atingiram o objetivo de fortalecer a formação artística em todos os aspectos; o resgate de eventos culturais e da produção de novos projetos. A meta deste ano é fortalecer as ações nos bairros do município”, ressaltou.

Entre as realizações da Secretaria estão a criação do Festival de Teatro de Salto, que resgatou a produção cultural da cidade; o aumento de vagas para os cursos do Conservatório Municipal, atendendo mais de mil alunos; mais de 300 vagas para oficinas culturais gratuitas em dança, música, desenho, teatro, na Casa da Cultura; e outras 200 vagas para oficinas gratuitas por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), Poiesis e da Secretaria do Estado da Cultura.

As atividades não se restringem aos equipamentos culturais. Os bairros de Salto também receberam atividades que reuniu grande público durante o ano, com projetos do ProAC e iniciativa da Secretaria. Dentre eles, o Cine Boa Praça, que atendeu o Jardim Santa Cruz, Jardim Santo Antônio, Jardim das Nações e Jardim Saltense; Música nos bairros, com o projeto “Som das Ruas”, no Jardim das Nações II e no bairro Salto de São José; além de oficinas voltada a estudantes no Jardim Cecap.

Durante a apresentação, o Secretário destacou também o aumento de atividades do Conservatório Municipal, com o projeto Ensaios Abertos, Festival de Artes e a Semana da Música. O último ano também foi marcado pelas constantes exposições de artistas locais e renomados, mostras gratuitas e atividades que ocorreram no foyer da Sala Palma de Ouro, na Biblioteca Municipal e no Museu da Cidade de Salto, que registrou um público superior a 10 mil pessoas no último ano. Todos eventos gratuitos.

“É importante destacar que a Biblioteca recebeu o investimento de R$ 64 mil do Governo do Estado para acessibilidades de pessoas com deficiência visual e que o Museu da cidade está elaborando o Plano Museológico, que possibilitará a captação de recursos para o espaço”, acrescentou Sandro Bergamo.

A Sala Palma de Ouro recebeu mais de 60 mil pessoas em 2017. Os grupos e companhias teatrais da cidade também tiveram espaço garantido para suas apresentações, além da Secretaria ter proporcionado à população 119 espetáculos gratuitos no CEC, através do Circuito Cultural Paulista, do ProAC, e promovidos diretamente pela Secretaria da Cultura.

O Secretário da Cultura destacou também a parceria com a iniciativa privada realizando o Carnaval a custo zero para o município, além de reformas em espaços como a sala de balé do Conservatório; a Sala de Oficinas Teatrais na Casa da Cultura.

A Secretaria foi responsável pela organização de eventos que fazem parte do calendário oficial do município como a celebração do Aniversário da Cidade, a Festa do Salto, a Semana da Consciência Negra, Mostra Estudantil de Teatro, além do apoio na realização da Festa Nipo-Brasileira de Salto. Além disso, trabalhou para retomada de eventos importantes como o Prêmio Moutonnée de Poesia, Curso de Preparação de Atores, a Decoração de Natal, entre outros.

De acordo com o secretário da pasta, para 2018, o objetivo é fortalecer as ações que obtiveram resultados positivos e fomentar ainda mais a produção artística do município.

Compartilhe esta notícia: