Ato solene abre a Semana da Consciência Negra em Salto

• Categoria do post:Notícias

A Semana da Consciência Negra foi oficialmente aberta nesta quarta-feira (8), em um ato solene realizado pela Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Cultura, na Sala Giuseppe Verdi, no Museu da Cidade de Salto “Ettore Liberalesso”. A abertura contou com a presença do Prefeito de Salto, Geraldo Garcia, do secretário da Cultura, Sandro Bergamo, do secretário de Esportes e Lazer, Eliano Apolinário de Paula, e da secretária da Ação Social e Cidadania, Cristiane Vitório. O presidente da Câmara, Luiz Carlos Batista, e os vereadores José Benedito de Carvalho (Macaia), Álvaro Pacheco e Vinícius Saudino, também participaram do ato solene.

As secretarias da Cultura e da Ação Social e Cidadania, através do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial, entregaram o Troféu Zumbi dos Palmares a 15 personalidades negras do município que se destacaram pela história, trabalho e dedicação à comunidade.

Foram homenageados, José Roberto Benedito, popularmente conhecido Zé Rô, Maria Silva Rodrigues, Carlos Rosário da Silva (em memória), Maria de Jesus Carvalho Felix, Claudiceia Martins dos Santos, Adriano Amaral, Rita Tancredo, Gilson José da Silva (em memória), Roque Ferraz da Silva, José Nadir de Souza, José Norberto da Silva, Rosauro Pacheco, Celestino Benedito da Silva e padre João Estevão da Silva.

A cerimônia contou também com as apresentações culturais de maculelê com o grupo Cultuarte Capoeira, Cia Zéfiros de Teatro, Coral Vozes Afro e dança com BSTS Kids e Grand Brothers.

Na oportunidade, o Prefeito Geraldo Garcia falou sobre a união de todos para a construção de uma cidade melhor. “Esta noite está sendo marcada pelo reconhecimento de todos que contribuem para o crescimento da cidade. Por isso, o que eu tenho a dizer é: coragem! Coragem para seguir em frente para que, unidos, possamos construir uma cidade melhor”, disse o chefe do Executivo.

Para esta quinta-feira (9), está programada a roda de conversa sobre religiões de matriz africana com a participação do babalorixá Joãozinho Galerani, presidente da Associação de Religiosos das Comunidades Tradicionais de Matriz Africana de Campinas e região (Armac), e Roberto Almeida de Oliveira – Beto, militante da União de Negros pela Igualdade (Unegro), Ogan da Comunidade Ile Ase de Yansã /Araras, diretor da Associação de Sambistas Terreiros e Comunidades do Samba de São Paulo (Astec); além da apresentação cultural da Faces Ocultas Cia. de Danças com trecho do espetáculo “Vela pra Qualquer Santo”.

A Semana da Consciência Negra em Salto acontece de 8 a 20 de novembro, com diversas ações culturais em comemoração ao Dia da Consciência Negra. A programação contará com apresentações teatrais, capoeira, rodas de conversas, ato inter-religioso, missa afro, espetáculo comemorativo aos 100 anos do samba, desfile da beleza negra, além do 16º Concurso Zumbi e Dandara, além do Troféu Nação Hip Hop Interior Paulista.

A programação reunirá ainda diversos shows artísticos no Pavilhão das Artes, realizados pela Usina Eventos, com apoio da Secretaria da Cultura.

Confira a programação da Semana

Dia 10 de novembro, sexta-feira, às 19h
Apresentação do musical ” Eu venci o Preconceito! E você?”, Coral Afro Saltense, BSTS Unit Dance e Kids, Grand Brothers, Academia de Dança Construção 7, Balé Jovem Faces Ocultas Cia de Dança e Bateria da Escola de Samba Santa Quitéria.
Local: Praça Archimedes Lammoglia – Pavilhão das Artes

Dia 11 de novembro, sábado, às 17h
Ato Inter-religioso
O encontro é aberto ao público e contará com a presença do Padre Ivan, Pastor Horácio Luz e do Babalorixá Kafulê.
Local: Praça Zumbi dos Palmares – Rua 24 de Outubro – Centro

Dia 11 de novembro, sábado, das 19h à 00h
Shows com o Grupo Novo Samba, Samba Livre e DJ Daniel.

Dia 12 de novembro, domingo, das 14h às 22h
Shows com Samba de Raiz, Grupo Produto Brasileiro, Serjão + Convidados e Dj Daniel.

Dia 13 de novembro, segunda-feira, às 20h
Espetáculo Teatral “Chibata”

Dia 14 de novembro, terça-feira, às 19h
Shows com o Grupo Melhor Assim e Dj Daniel.

Dia 15 de novembro (feriado), quarta-feira, às 14h
Shows de Axé com os grupos Swingueira Negra e Axé Mania, Zumba com Dú Batista, Dj Daniel, Pagode, Mega Funk Com, Mc Pretinho da Hora, Mc Maraka e Dj Luquinha.

Dia 15 de novembro (feriado), quarta-feira, às 19h30
Faces Ocultas Cia. de Dança apresenta “ Quatro Paredes”
O espetáculo comemora os 100 anos do samba.

Dia 16 de novembro, quinta-feira, às 19h
Grupo Brazuka e Dj Daniel tocam o melhor da brasilidade.

Dia 17 de novembro, sexta-feira, às 19h
Missa Afro
Coordenação do Grupo Renascer e do Diácono José Carlos Pascoal
Local: Clube Renascer – Rua Floriano Peixoto, 1705

Dia 17 de novembro, sexta-feira, às 19h
Shows de pagode com Grupo Presença e Grupo Melhor Assim

Dia 18 de novembro, sábado, às 14h
Encontro com Cultuarte Capoeira + convidados e Jongo com Filhos da Semente. Bandas de Reggae: Dunalizer & Jah Dartanham, Natural Mystic, Roots Guettown e Nazireu Rupestre.

Dia 18 de novembro, sábado, às 20h
Desfile “Afro Fashion Show” e “Beleza + 50”
Desfile-show com modelos negros e Grupo de Mulheres Negras Saltense Nyota

Dia 19 de novembro, domingo, das 10h às 23h
Troféu Nação Hip Hop Brasil Interior Paulista
Um grande encontro com os melhores grupos de rap, batalha de break, painéis de grafite e roda de conversa.

Dia 19 de novembro, domingo, às 19h
Concurso de Beleza Negra Infantil