A Prefeitura de Salto realiza, a partir da próxima semana, o mutirão de mamografia que percorrerá as unidades básicas de saúde do município. A Secretaria da Saúde prevê um total de 900 exames a mais do que os já realizados mensalmente na cidade.
O mutirão será voltado às pacientes que aguardam a realização do exame, por isso, a Secretaria da Saúde entrará em contato com as pacientes para agendar a data de acordo com a demanda. O caminhão da mamografia estará, na próxima semana, na Clínica do Jardim Santa Cruz e depois seguirá para as outras cinco clínicas e unidades de saúde: Jardim das Nações, Jardim Saltense, Jardim São Gabriel, Jardim Cecap, Jardim Bela Vista, além das unidades básicas de saúde do bairro Salto de São José, Jardim Donalísio e do Centro de Saúde, CSII.
Com esta ação, haverá um significativo adiantamento de exames agendados pelos munícipes. Durante o mês de outubro, foram abertas agendas extras nas unidades básicas de saúde de alguns exames, como ultrassom de mama, ultrassom transvaginal e coleta de papanicolau. Alguns, inclusive, estão sendo realizados no período noturno. Além disso, foram feitas palestras educativas e de prevenção às mulheres.
Atualmente, são feitos cerca de 300 mamografias e 1300 ultrassonografias de mama por mês em Salto, sendo que os exames ainda são marcados de acordo com a data de retorno com o médico, com as urgências agendadas imediatamente.
Ações de conscientização
A Secretaria da Saúde realizou, na manhã de segunda-feira (30), a orientação de prevenção ao câncer de mama, com a médica ginecologista Elke Coimbra, como parte das ações do Outubro Rosa. A orientação foi voltada aos servidores da Secretaria e contou com a presença do secretário da Saúde, Dr. Flávio Vitale Filho, e da diretora médica Dr. Rosana Costa Pinto. Após a palestra, os funcionários participaram de uma confraternização organizada pelos servidores.
Compartilhe esta notícia: