Projeto de compostagem auxilia na ampliação de vida útil do aterro sanitário

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A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria do Meio Ambiente em parceria com a CSO Ambiental de Salto – empresa responsável pela limpeza urbana e coleta dos resíduos do município, realiza o projeto de compostagem, que tem como objetivo minimizar os impactos causados pelos resíduos produzidos no município.

A atividade contribui para a geração de aproximadamente 980 toneladas de composto orgânico, representando economia mensal de 1.633 metros cúbicos de volume no aterro sanitário. De acordo com levantamento realizado pela CSO Ambiental, somente neste ano, estimam-se 19.596 metros cúbicos de utilização do aterro foi evitada e deve ser dedicada apenas para rejeito, ampliando sua vida útil.

O projeto, que realiza a gestão integrada dos resíduos sólidos municipais, ocorre desde o início do contrato com a CSO Ambiental de Salto e prevê ainda que todos os resíduos orgânicos de poda, capinação e roçada gerados sejam destinados para o processo de compostagem, que atualmente ocorre na empresa Ecomark em Salto.

Parte do composto orgânico retorna às áreas do município para enriquecimento do solo, tornando um ciclo sustentável.

A segregação do resíduo orgânico ocorre através das operações de manutenção em áreas verdes realizadas pela CSO Ambiental, e por parte dos munícipes com podas e limpezas caseiras em áreas verdes direcionadas aos cinco ecopontos disponíveis no município.

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