A Secretaria do Meio Ambiente realizou ação informativa junto ao setor minerário, sendo envolvidas na ação as atividades de extração de areia, argila e granito. O trabalho é resultado de um levantamento realizado pela secretaria durante oito meses e finalizado na última semana. A medida faz parte dos itens da diretiva de uso do solo do Programa Estadual Município VerdeAzul.
Durante o levantamento, as informações foram apuradas perante os órgãos reguladores do setor e em seguida coletados os dados a campo. Com a análise conjunta feita pela equipe da Secretaria, foram identificados: cinco cerâmicas, uma cava ativa de argila, dois portos de areia e locais móveis de extração de granito. Ao final do levantamento, a ação informativa regulatória ante os mineiros irregulares foi realizada.
A ação foi bem aceita pelos envolvidos e apresentou aspectos positivos ao município conforme avalia o técnico da Secretaria, Carlos Faria. “A extração mineral é uma atividade de alto impacto ambiental, dados atuais somente são encontrados em órgãos da União e Estado, que nem sempre são realistas dado a distância entre esses entes federativos e o município”, disse.
Segundo ele, a ação desenvolvida no âmbito do Programa Município VerdeAzul possibilitou um refinamento das informações disponíveis. “Com o levantamento em mãos ficou evidente a necessidade de uma ação regulatória, a Prefeitura não é reguladora da atividade minerária, entretanto estamos abertos a qualquer cooperação que resulte em adequação ambiental e melhoria do ambiente de negócios em nossa cidade.”
Compartilhe esta notícia: