Os investimentos turísticos feitos em Salto levaram o município a ampliar o fluxo de visitantes do País e do exterior, fundamental para a classificação do município no Mapa do Turismo, divulgado pelo Ministério do Turismo, nos últimos dias. De acordo com o novo mapa, 432 cidades do estado paulista estão entre as categorias A, B, C, D e E. Destes, 147 municípios do estado estão nas categorias A, B e C, que contemplam aqueles que concentram o fluxo de turistas domésticos e internacionais.
Salto aparece na categoria C, ao lado de cidades como Brotas, São Roque, Águas de São Pedro, São Pedro, Amparo, Holambra, São Caetano do Sul e Jaguariúna. Apenas os municípios de Campinas, Ribeirão Preto, São Paulo, Guarujá, Praia Grande, Santos, Aparecida, Campos do Jordão, São Sebastião e Ubatuba foram enquadrados na categoria A.
Os demais 285 municípios figuram nas categorias D e E. Esses destinos não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, no entanto alguns possuem papel importante no fluxo turístico regional.
A categorização tem por objetivo subsidiar a tomada de decisões estratégicas do MTur e orientar a elaboração e implementação de políticas específicas para cada categoria de municípios, de modo a atender suas especificidades, a partir do desempenho da economia do turismo.
A classificação dos municípios atende a critérios como número de estabelecimentos formais cuja atividade principal é hospedagem; número de empregos formais no setor de hospedagem; e estimativa de turistas a partir do Estudo de Demanda Doméstica, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Compartilhe esta notícia: