A IX Jornada pelo Rio Tietê, realizada no último sábado (23), reuniu centenas de pessoas em uma caminhada em defesa do rio. O evento teve ato solene com a presença de autoridades saltenses e de cidades banhadas pelo Rio Tietê, além de alunos de escolas municipais e estaduais, ambientalistas e a iniciativa privada.
O Prefeito Geraldo Garcia participou da Jornada, que contou ainda com o prefeito de Itu Guilherme Gazzola, o prefeito de Salesópolis, Vanderlon Gomes, além de representantes das cidades de Cabreúva e Santana do Parnaíba. Ainda, a IX Jornada contou com a presença do presidente da Câmara, Luiz Carlos Batista, Alexandre Martins (Xandão), Álvaro Pacheco, Cícero Landim, Clodoaldo Martins, Edemilson Santos, José Benedito de Carvalho (Macaia), Lafaiete Pinheiro dos Santos, Márcio Conrado, Otávio José Castanha Miralhes e Roberto Natalino Silveira.
A passeata em defesa do Rio Tietê partiu do Monumento à Padroeira de Salto, Nossa Senhora do Monte Serrat, e seguiu até o Pavilhão das Artes, quando as turmas das escolas afixaram em um mural trabalhos feitos em sala como gesto de esperança pela limpeza do rio.
Durante o seu pronunciamento, o Prefeito Geraldo Garcia destacou a luta pela despoluição do rio e a importância da conscientização para que as futuras gerações não sofram com a poluição do rio mais importante do estado de São Paulo. “Este dia é bastante especial por tudo aquilo que o Rio Tietê representa para a cidade de Salto e para todas as cidades que são banhadas por ele. O rio que deu o nome à cidade, hoje pede socorro. Por isso este ato simbólico é também ato de esperança; de que um dia ainda veremos o Tietê limpo e cheio de vida”, disse.
Na oportunidade, o padre Silvio Andrei e o pastor Horácio Luz fizeram uma breve reflexão sobre a importância do Tietê e a necessidade de sua despoluição.
O ponto alto da IX Jornada foi o ato simbólico da luta pela despoluição do Tietê, quando a água recolhida pelo Prefeito Geraldo Garcia em Salesópolis – onde está a nascente –, no início deste mês, retornou ao rio, em Salto. O evento contou também com a apresentação do Grupo Chorata, que integra o Conservatório Municipal Maestro Henrique Castellari, além da apresentação da música “Planeta Água”, composta por Guilherme Arantes, em 1981, e cantava no evento pela musicista Michele Caparrós, acompanhada ao piano pela professora Maria Teresa Sellani Nicolesi.
O evento foi organizado pela Prefeitura da Estância Turística de Salto, pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Sorocaba e Médio-Tietê, pela Prefeitura da Estância Turística de Itu; Prefeitura de Cabreúva; Câmara Municipal de Salto; Pastoral da Ecologia e Instituto do Vale do Tietê (Inevat); e contou com o apoio da CSO Ambiental de Salto, Kanjico, Granova-Prata, Projeto Socioambiental Produzindo Água e Supermercados São Vicente.