Museu da Cidade inicia elaboração colaborativa do Plano Museológico

A Secretaria da Cultura, por meio do Museu da Cidade de Salto “Ettore Liberalesso”, começou na segunda-feira (18) a elaboração colaborativa do Plano Museológico, documento que tem como finalidade a implantação de um planejamento estratégico da instituição, em que estão contempladas a missão, a visão, a estrutura e atividades das áreas administrativas e técnicas, voltadas para a pesquisa, preservação e difusão do patrimônio. A ação faz parte da 11a Primavera dos Museus, cujo tema é “Museus e suas memórias”.

O documento será elaborado com a participação da população, em parceria com o Curso Técnico de Museologia da Etec Parque da Juventude e a equipe do museu, orientados por um profissional da museologia.

A primeira etapa deste processo será a entrega de questionários e cadernos a diversas instituições, como associações, escolas, centros de referência em assistência social, grupos religiosos, conselhos municipais, visitantes de pontos turísticos para que deixem suas opiniões sobre o museu, pontos fortes, fracos e sugestões.

Ainda a participação nesta etapa de elaboração do Plano Museológico é aberta à toda população, por isso, os munícipes podem registrar no caderno ou pelo e-mail arquivomuseusalto@gmail.com, o que gostariam que fosse mostrado no museu, histórico, imagens, vídeos, depoimentos, para que possam fazer parte de nosso acervo. Após esta etapa será elaborado um resumo de todas as ideias levantadas e apresentadas em audiência pública.

Compartilhe esta notícia: