Educação realiza projeto piloto de produção sustentável de alimentos

Crianças e professores envolvidos nas práticas de produção e preparo sustentável de alimentos. O projeto piloto Saber & Cultivar, desenvolvido no Cemus X – João Baptista Ferrari, visa conscientizar e ensinar práticas para o plantio, colheita e preparação de pratos no próprio ambiente escolar. Outro objetivo, na avaliação do secretário da Educação, José Carlos Grigoletto, é envolver a comunidade, unindo professores, pais e alunos.

A iniciativa, que ocorre em parceria com a Nutriplus Alimentos, consiste em quatro workshops com profissionais especializados nos temas alimentação saudável e desenvolvimento de negócios sustentáveis. “O projeto piloto, no Cemus X, vai permitir que seja feita uma avaliação da viabilidade e dos resultados, conversando com professores, alunos e a comunidade. A depender desse resultado, vamos estender a iniciativa para toda a rede”, destaca Grigoletto.

No primeiro workshop, que ocorreu na última semana, as profissionais Angie Duarte, coach de saúde integrativa, e Gabriela Montenegro, arquiteta especializada em negócios sustentáveis, falaram sobre a preparação do solo para o desenvolvimento de alimentos. O segundo encontro ocorre em 21 de setembro, às 18h, também no Cemus X. O tema será a produção de alimentos, contando com a escolha de um projeto sustentável para a unidade escolar.

Outro encontro ocorre em novembro, quando será abordado o tema colheita. No mês seguinte, encerrando o projeto, será a vez do tema partilha, enfocando no preparo de alimentos saudáveis para as crianças.

O secretário da Educação destaca que é importante a participação dos pais e de toda a comunidade no projeto. “O programa busca também cultivar não só o alimento, mas a amizade, o bom relacionamento, o respeito entre alunos, professores e comunidade. É um projeto muito amplo que pretendemos desenvolver em toda a rede de ensino”, frisou Grigoletto.

Compartilhe esta notícia: