Prefeito solicita à Cetesb ação contra acúmulo de lixo no rio

Devido à enorme quantidade de lixo e outros tipos de materiais oriundos de outras cidades, principalmente da grande São Paulo, o Prefeito Geraldo Garcia esteve em Jundiaí na Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (08), reunido com a Gerente Regional, Renata Nogueira de Araújo Loes e técnicos da Cetesb, solicitando ações para tentar resolver, ou pelo menos, minimizar o problema de acúmulo do lixo em Salto.

“É inadmissível recebermos todo este lixo e esta espuma gerada por produtos químicos despejados na água. Somos uma estância turística, fazemos nossa lição de casa tratando esgoto e realizando coleta seletiva, mas estamos sendo prejudicados pelo lixo que vem de outras cidades. Além disso, a cidade está tendo prejuízo, uma vez que as equipes da CSO deveriam se empenhar na limpeza e capinação dos parques, praças e vias públicas, ao invés de recolher o lixo trazido de outros municípios pelo Tietê”, explicou o Prefeito, que estava acompanhado do Secretário do Meio Ambiente, Fernando Candiotto.

O nível do rio Tietê subiu dois metros entre terça e quarta-feira, o que equivale a um aumento de 400 metros cúbicos para 500 metros cúbicos de vazão. O rio acumula especialmente garrafas pet, entre diversos outros materiais, inclusive embalagens de medicamentos.

Na quarta-feira, 7, o Prefeito de Salto, Geraldo Garcia, e o Secretário de Meio Ambiente também estiveram no local para avaliar a situação da espuma que invadiu o acesso à ilha do Campo do Avenida, no final da rua 24 de Outubro. A Defesa Civil novamente interditou o local como medida de segurança dos munícipes e junto com a empresa CSO realizou a limpeza nesta quinta-feira para que a rua fosse liberada novamente.

Município VerdeAzul

Ainda na quinta-feira (08), o Chefe do Executivo, acompanhado do Secretário de Meio Ambiente e de técnicos da Secretaria, esteve na cidade de Mogi das Cruzes, onde aconteceu o I Encontro Estadual de Pré Certificação do Programa Município VerdeAzul 2017.

Dos 606 municípios do Estado de São Paulo inscritos, apenas 103 receberam a pré certificação e Salto foi um dos selecionados. Este ano, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado fará duas pré certificações, antes da certificação de final de ano.

Compartilhe esta notícia: