No dia 24 de abril, a Prefeitura da Estância Turística de Salto recebeu em sua sede a reunião de apresentação do Plano de Ação do Grupo de Fiscalização Integrada das Águas do Rio Tietê (GFI-Tietê). O objetivo foi expor o Plano de Ação desenvolvido pelo GFI-Tietê, que visa intensificar a fiscalização de mananciais, com foco na redução da proliferação de algas e macrófitas.
Participaram da reunião representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, da SP Águas, Cetesb, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) e Comitês de Bacias Hidrográficas. Também estiveram presentes ativistas da SOS Mata Atlântica e membros de prefeituras da Região Metropolitana de Sorocaba. O prefeito Geraldo Garcia e o secretário de Meio Ambiente, José Antônio Luciano, representaram a cidade de Salto.
Foram apresentados os planos de curto, médio e longo prazo, detalhando os processos de fiscalização e proteção ambiental do rio Tietê. Além de estatísticas sobre infrações, autuações e fiscalização dos órgãos estaduais. Após as apresentações, o GFI ouviu as autoridades para que pudessem relatar suas demandas regionais e buscar soluções junto aos representantes, com foco na realidade enfrentada pelos municípios.
Sobre o GFI-Tietê – Criado em 25 de março, durante o Fórum de Integração das Ações de Recuperação do Rio Tietê (FIAR-Tietê) – instância de governança do Programa IntegraTietê -, o grupo tem como principal missão promover fiscalizações periódicas ao longo do Rio Tietê, seus afluentes e braços, com foco na identificação de fontes de poluição, como o lançamento irregular de esgoto, resíduos industriais e agrícolas. As ações se concentram nas áreas mais críticas, previamente mapeadas pelas equipes técnicas.