Secretaria da Saúde discute ênfase na atenção básica na 5ª Conferência Municipal

A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Saúde, promoveu no último sábado (20), a 5ª Conferência Municipal da Saúde, que apresentou como tema a “Promoção da saúde com ênfase na atenção básica”, com eixos de discussão voltados à Vigilância em Saúde, à Atenção básica e Estratégia da saúde da família, e à Saúde das Mulheres.

Durante a abertura da conferência, o Prefeito Geraldo Garcia destacou a importância da discussão da promoção da saúde e reafirmou o compromisso da administração com esta questão. “A Saúde é uma das nossas maiores preocupações, por isso, encontros como este, que são abertos à população, são extremamente importantes para entender como os serviços funcionam e nos dá subsídios para que estes sejam melhorados e a população seja bem assistida em todos os aspectos”, disse.

O aporte ao SUS e as discussões sobre o funcionamento do sistema de saúde com a população foram os assuntos abordados pelo secretário da Saúde, Dr. Flávio Vitale Filho. “O SUS é um sistema acessível a todos, mas que precisa de financiamento e parcerias para melhorar a qualidade. Por isso, uma conferência que reúne profissionais e população para discutir essas diretrizes é tão importante para o município”, ressaltou.

A conferência reuniu profissionais da saúde e população em geral, que formaram grupos de trabalho e elaboraram relatório da conferência, baseados nos temas propostos para a discussão e elegeram delegados para a etapa estadual.

No grupo do Eixo Saúde das Mulheres o foco principal da discussão foi a prevenção da Sífilis no município, visto o aumento no número de casos no Brasil, segundo Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde publicado no último ano. Ainda, foram discutidas estratégias que o Ambulatório de Moléstias Infecciosas de Salto já realiza na rede de Saúde como a implantação do Protocolo Municipal de manejo da Sífilis e novas ações desenvolvidas pelo grupo.

O evento, realizado na Sala Giuseppe Verdi, contou com a dissertação da profissional da Saúde, Maria de Fátima Xavier Simoni Maia, sobre a Promoção da Saúde, que destacou a aplicação dos princípios do Sistema Único de Saúde, no bem-estar, na prevenção, na atenção à população.