No próximo dia 12 de fevereiro, uma quarta-feira, a população de Salto terá uma ótima oportunidade para proteger as crianças e adolescentes dos malefícios da Dengue: a Secretaria Municipal de Saúde fará uma ação especial e irá ampliar o horário de atendimento de quatro unidades de saúde, até às 20h, para facilitar a ida das famílias aos pontos de aplicação da vacina contra a doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
O público-alvo da vacinação são crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos de idade. Além da vacina contra a dengue, também estarão disponíveis as demais doses do calendário vacinal de crianças e adolescentes, bem como a vacina contra Covid 19 destinada a pessoas inseridas nos grupos de risco.
A previsão de especialistas é que a dengue possa se intensificar novamente em 2025. No ano passado, Salto teve 15.268 notificações e 6.379 casos confirmados, com 12 óbitos decorrentes da doença, quadro que levou ao decreto de Estado de Emergência no município.
Atenção e preparação da Prefeitura – o governo municipal vem acompanhando de perto os números da dengue em 2025. Em janeiro, uma das primeiras medidas da Secretaria de Saúde foi a convocação da Sala de Situação de Arboviroses, grupo dedicado exclusivamente ao trabalho para prevenção e planejamento de ações para a dengue. Fazem parte da Sala a Secretaria de Saúde, Zoonoses, Vigilância Epidemiológica, gerentes das unidades básicas de saúde e serviços especializados, representantes do Hospital Municipal entre outros setores. A partir desta semana, a Prefeitura passará a publicar em seus canais de comunicação os Boletins Epidemiológicos, atualizando a população sobre o número de casos de dengue na cidade.
“Nossa intenção com essa ação de ampliação do horário de atendimento, no dia 12, é estimular a população a fazer a prevenção e proteção desta faixa crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos, que são o grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde devido ao retrospecto de maior número de hospitalizações. Quem não pode ir no horário comercial, terá tempo para chegar do trabalho e levar os filhos. São quatro unidades que poderão receber moradores de todas as regiões”, explica o secretário Municipal de Saúde de Salto, Fernando Camargo.
O horário estendido no dia 12 de fevereiro, das 08h até às 20h, será nas unidades abaixo e não é preciso agendar:
– Centro de Saúde II: Rua Rodrigues Alves, 655;
– Cecap: Av. das Bandeiras, s/n;
– Nações: Av. Dos Migrantes, 04;
– Saltense: Rua André Telha, 255.
Baixa procura – A vacinação contra a dengue em horário estendido acontece em função da baixa procura pelo imunizante em 2024. Até o dia 31 de dezembro foram administradas 2067 (1ª dose) e apenas 873 (2ª dose). O intervalo entre a primeira e a segunda dose é de 90 dias. Considerando que a Campanha iniciou em março/2024 e a maior parte das 1ª doses foi aplicada entre março e abril, a maioria dos vacinados já deveria ter retornado para tomar a segunda dose.