Museu da Cidade de Salto realiza exposição “Memória afetiva e/ou Memória histórica”

A Secretaria da Cultura, por meio do Museu da Cidade de Salto “Ettore Liberalesso” abre ao público na próxima quarta-feira (17), a partir das 19h30, a exposição “Memória afetiva e/ou Memória histórica”, que trará objetos e peças do Museu, que remontam à história da formação do acervo e da cidade de Salto.

A exposição faz parte da programação da 15ª Semana dos Museus e da temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Nessa edição, mais de mil museus de todo o país oferecem ao público 3.000 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas e exposições.

Na abertura, haverá a apresentação artística da Faces Ocultas Cia. de Dança e do Conservatório Municipal “Maestro Henrique Castellari”.  A Sala Giuseppe Verdi receberá a exposição que trará diversos objetos como rádios, vitrolas, cadeiras, máquinas de escrever, máquinas de costurar, ferros, relógios, entre outros objetos, documentos e fotos que, incorporados ao museu, ganharam um novo significado, deixando de ter uma função utilitária, e se tornaram fragmentos de representação de uma história.

De acordo com a Coordenadora do Museu, Raquel Fayad, a exposição tem como objetivo abrir um canal de discussão para a construção do Plano Museológico que deve ser feito para o Museu da Cidade de Salto, no qual um dos itens principais é a participação da comunidade na construção deste plano.

“Muitos visitantes nos questionam onde foram parar as peças do Museu e o porquê de ele estar diferente. Esta exposição trará à público muitas peças do acervo e será uma oportunidade para iniciar a discussão e incentivar a participação da população no plano que será feito para Museu”, disse.

Sob curadoria da equipe do museu, a exposição segue até o dia 30 de junho, de terça a domingo, das 9h às 17h.

Serviço

Abertura – Dia 17 de maio (quarta-feira) – às 19h30

Exposição “Memórias afetivas e/ou Memórias Históricas”

Museu da Cidade de Salto “Ettore Liberalesso” – Sala Giuseppe Verdi

Rua: José Galvão, 104 – Centro.

Quando: até 30 de junho, terça a domingo, das 9h às 17h

Os agendamentos de grupos e escolas para visitas guiadas podem ser feitos através do telefone (11) 4029-3473 ou pelo e-mail educativomuseusalto@gmail.com

Compartilhe esta notícia: