Projeto Autocuidado Integral promove saúde e bem-estar na Escola Maria Constança

A Escola de Tempo Integral Municipal “Professora Maria Constança de Miranda Campos”, unidade em extensão do CEMUS I “Professor João Batista Dalla Vecchia” realizou com grande sucesso o Projeto Autocuidado Integral, uma iniciativa inovadora voltada ao fortalecimento da saúde física, mental e emocional da comunidade escolar. Com uma programação diversificada, o projeto trouxe palestras, oficinas e aulas especiais, reafirmando o compromisso da escola em proporcionar um ambiente que vai além do ensino acadêmico tradicional.

O principal objetivo do Autocuidado Integral foi incentivar alunos e colaboradores a adotar práticas que promovam bem-estar, equilíbrio emocional e autocuidado, fundamentais para o desenvolvimento integral dos estudantes e para a criação de um ambiente escolar saudável e acolhedor.

Durante o projeto, a escola recebeu profissionais de diferentes áreas: enfermeiros abordaram temas sobre saúde preventiva; um chefe de escoteiros trouxe reflexões sobre disciplina e trabalho em equipe; um doutor em psicanálise apresentou estratégias para o fortalecimento da saúde mental; a musicoterapeuta promoveu momentos terapêuticos através da música; a professora de yoga proporcionou relaxamento e autoconhecimento; e uma aula animada de fitdance contagiou os participantes com alegria e energia.

Além disso, os oficineiros e professores da unidade prepararam aulas diferenciadas e oficinas práticas, unindo aprendizado e cuidado em uma experiência completa e enriquecedora.

A professora formadora da escola, Elis Silva, destacou a importância do projeto: “O Projeto Autocuidado Integral foi uma oportunidade incrível para unir a comunidade escolar em torno de um propósito maior: cuidar de si para estar bem com o outro. Foi lindo ver alunos e colaboradores se engajando nas atividades e percebendo os benefícios que o autocuidado pode trazer para suas vidas.”

Os resultados foram evidentes. Alunos mais engajados, professores mais motivados e um ambiente mais leve e colaborativo marcaram os dias de realização do projeto. Para a equipe da CEMUS I, essa experiência se consolida como um marco na busca por uma educação integral, que prioriza o ser humano em todas as suas dimensões.

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