Geraldo Garcia faz balanço dos 100 dias de administração

O Prefeito Geraldo Garcia apresentou, junto com sua equipe de secretários, um balanço sobre os 100 primeiros dias à frente da Prefeitura de Salto, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (12), na Sala Paulo Freire, Centro de Educação e Cultura (CEC). A administração destacou as principais ações adotadas por cada uma das secretarias e a superintendência do SAAE. A coletiva contou ainda com a presença de vereadores do município.

GOVERNO

– Reestruturação da Guarda Civil Municipal
– Reimplantação do GOC – Grupo de Operações com Cães
– Retorno da Patrulha Rural
– Retorno da Ronda escolar, com patrulha nas escolas no período noturno
– Retorno do projeto Anjos da Vida.
– Intensificação da Defesa Civil: este ano já conta com 370 ocorrências (grandes casos, como do Jd. Marília)
– Retomada das obras no prédio da delegacia
– Reuniões em São Paulo e em Sorocaba para trazer novos delegados para Salto. Três já foram anunciados após isso.
– Convênio com o Governo de São Paulo para o Trânsito: R$ 886 mil devem ser investidos em segurança e educação no trânsito. Uma equipe especializada faz contagem dos veículos na avenida Nove de Julho, avenida dos Trabalhadores, avenida Brasília e rua Japão para desenvolvimento de projeto de melhorias nesses locais.
– Organização da I Campanha de Adoção de Cães e Gatos, em parceria com o Ceunsp
– Em fase de criação do Grupamento de Pronto Emprego (GPE): formado por 20 guardas civis, devidamente treinados e preparados para atender ações e fatos que necessitem de intervenção diferenciada, tais como: estado de calamidade pública, eventos esportivos, honrarias aos símbolos nacionais, atos cívicos, escolta de autoridades etc. Todos estão sendo treinados para:

1 – Posicionamento regular em cumprimento a honrarias, atos cívicos e símbolos nacionais;
2 – Treinamento para escolta de autoridades;
3 – Treinamento em primeiros socorros;
4 – Treinamento em armamento e tiro;
5 – Treinamento em resgate de pessoas em situação de calamidade pública;
6 – Treinamento para atuação em eventos esportivos;
7 – Treinamento com equipamento não letal (arma de choque);
8 – Treinamento em defesa pessoal;
9 – Aprimoramento físico;
10 – Legislação.

OBRAS

– Recuperação e hasteamento da bandeira nacional no Jardim da Luz;
– Manutenção das Praças;
– Limpeza e roçagem das unidades municipais de ensino (CEMUS);
– Tapa-buracos nos bairros Jardim Planalto, Madre Paulina, Laguna, Santa Marta, Panorama, Salto de São José, dentre outros;
– Reparo no calçamento de ruas nos mais diversos pontos da cidade;
– Manutenção e reparo na iluminação pública de vias e de áreas públicas;
– Recuperação e conserto em vazamentos e encanamentos de prédios públicos;
– Reparo e construção em diversos pontos da cidade como praças, calçadas etc.

SAÚDE

– Renovação do contrato do São Camilo
– Previsão de funcionamento da Clínica do Jd. Cidade
– Especialidades: preocupação com uma mudança de local
– Saúde bucal: implantação do E-SUS na atenção básica
– Saúde coletiva / equipes de estratégia Saúde da Família: início do projeto de implantação de duas equipes do ESF na região do Marília
– Implantação de grupos de caminhadas com a população no Bela Vista, São Gabriel e Santa Cruz
– Organização e adequação das cinco clínicas e da UBS do Salto de São José
– Identificação e acompanhamento dos superusuários do PS junto à rede básica
– Levantamento da quantidade de exames reprimidos na atenção básica
– Incremento das ações de combate aos vetores no município com participação de várias secretarias
– Realização de dois processos seletivos simplificados, inclusive para a contratação de mais médicos
– Retomada da castração, atendendo cerca de 500 animais.

AÇÃO SOCIAL

– Adequação da equipe técnica dos equipamentos, levando em consideração o que preconiza a NOB RH SUAS;
– Regularização das parcerias de acordo com Marco Regulatório;
– Mudança de endereço do Conselho Tutelar para a antiga sede da Secretaria da Educação (rua José Revel);
– Reestruturação do Ponto de Atendimento do Salto de São José (ponto referenciado ao CRAS Jardim Independência);
– Gestão unificada das Coordenadorias (Pessoa com Deficiência, Pessoa Idosa, Igualdade Racial, Juventude e Mulher).

CULTURA

– Carnaval a custo zero
– Ampliação das vagas no Conservatório
– Coreto Artístico todas as quartas-feiras
– Abertura de cursos e oficinas gratuitas na Casa da Cultura (na primeira fase foram mais de 300 inscritos e ainda existem 4 cursos com inscrições em aberto)
– Parceria com o governo do estado para a vinda de espetáculos do Circuito Cultural Paulista
– Apoio à Feira de Artesanato em parceria com Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo
– Anúncio do Festival de Teatro de Salto (de 1 a 7 de maio)
– Retorno do Prêmio Moutonnée de Poesia
– Oficinas musicais, criação cênica e interpretação
– 22 Espetáculos nos espaços culturais da cidade
– Realização do Festival Internacional de Dança, em parceria com a Cia Faces Ocultas
– Apoio à Semana Cultural Ettore Liberalesso

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Empresas:

– Unidade Móvel do Sebrae todos os meses
– Retorno do curso de corte e costura do Cemip/Senai
– Implantação do Via Rápida Empresa e da Sala do Empreendedor no Atende Fácil: mais rapidez e menos burocracia para a formalização e abertura de empresas em Salto.
– Acolhida de empresários que querem se instalar na cidade
– Abertura e mediação para preenchimento de 321 postos de trabalho na cidade

Turismo:

– Apoio à Feira de Artesanato em parceria com Secretaria da Cultura
– Retorno das obras da Estação do Trem Republicano: conclusão do muro da rua Aimorés, que causa transtorno aos moradores.
– Licitação para manutenção da Ponte Pênsil: conclusão ainda neste ano
– Obras no Parque da Ilha da Usina: conclusão ainda neste ano
– Criação da Casa do Turista, próximo ao Pavilhão das Artes
– Formação continuada dos monitores de turismo que atuam nos parques municipais

DESENVOLVIMENTO URBANO

– Contato direto e mais rápido dos profissionais com o Secretário
– Agilidade na aprovação de projetos
– Revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo com participação dos profissionais
– Maior proximidade com a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Salto (AEAAS)
– Abertura de via à população após fiscalização e solicitação de mudanças no projeto de duplicação da rodovia SP-073, que dá acesso aos bairros Jardim Planalto, Panorama e Nair Maria
– Visita e fiscalização dos novos empreendimentos
– Maior proximidade com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP)
– Entrega da avenida que está sendo construída pela MRV, na SP – 073, ainda neste ano.

ESPORTE

– Mudança da Secretaria de Esportes para o Centro Esportivo “João Luiz Guarda – Buracão”, economizando aluguel.
– Apoio à paratleta saltense Kelly Fernanda Mazzi, que integrou a equipe judô do Brasil nos jogos Parapan-Americanos de Jovens, obtendo o bronze na competição.
– Parceria com o Cria Brasil para projeto de desenvolvimento e de inclusão através do esporte.

FUTEBOL:

– Apoio ao Campeonato Amador 2017
– Projeto Atleta Cidadão: escolinhas de futebol em seis regiões diferentes, atendendo em torno de 400 crianças e jovens com idade entre seis e 16 anos.

FUTSAL:

– Participação em torneios regionais nas categorias de base adulto e feminino
– Formação da equipe feminina de futsal da cidade

HANDEBOL

– Participação em diversas categorias no Campeonato Paulista e na Liga Regional de Handebol
– Sede do evento de preparação de árbitros.

BASQUETEBOL

– Realização e organização da 2ª COPA SALTO DE BASQUETE

JUDÔ

– Atletas Saltenses foram selecionados para integrar a equipe de alto rendimento de judô da Sociedade Esportiva Palmeiras.
– Participação com duas medalhas de Ouro na Copa São Paulo, o maior evento interclubes na América Latina.

NATAÇÃO

– Realização do 1ª Festival de Natação de Salto 2017.

APOIO A TODAS AS DEMAIS CATEGORIAS DO ESPORTE SALTENSE

EDUCAÇÃO

– Mudança definitiva da Secretaria para o CEC
– Programa de assistência social nas escolas municipais
– Notificação das Construtoras e retomada das obras das Creches do jardim Soberano e Sol D’Icaraí
– Início do Processo Licitatório para aquisição dos equipamentos das creches do Jardim Soberano e Sol d’ Icaraí
– Notificação da empresa contratada para a construção da creche do Jardim Laguna e encaminhamentos para a rescisão contratual
– Devolutivas junto ao Ministério Público quanto as questões envolvendo o TAC firmado para a criação de vagas nas creches municipais
– Apresentação junto ao Ministério Público de Plano de Ações para construções, ampliações e adequações de creches visando a ampliação de vagas na Rede.
– Visita em todas as unidades da Rede Municipal de Ensino (total de 42), visando elaborar diagnóstico das condições estruturais das unidades.
– Troca dos pisos de parte do CEMUS VII
– Troca do toldo e aquisição de tintas para o CEMUS VI
– Aquisição de “parquinhos”, geladeiras e fornos de micro-ondas para o CEMUS XIV e Creche do São Gabriel
– Aquisição de mobília para o refeitório do CEMUS XI
– Aquisição de 43 purificadores de água para uso nas unidades da Rede Municipal de Ensino
– Aquisição de 160 ventiladores para uso nas unidades da Rede Municipal de Ensino
– Abastecimento de todas as Unidades da Rede com papel sulfite
– Parceria com a CPFL visando a implantação do projeto sobre conscientização dos alunos e respectivos familiares sobre o uso racional da energia elétrica nas escolas e residências
– Implementação de Processo Licitatório para a Agricultura Familiar – Uso na Alimentação Escolar
– Adequação do desjejum servido aos alunos da Educação Infantil e Fundamental, oferecendo itens como leite com achocolatado, pão com margarina e iogurte com flocos de milho
– Adequações nos cardápios das preparações da alimentação oferecida aos alunos do Ensino Infantil e Fundamental, visando uma maior satisfação e adesão ao consumo das refeições
– Abertura de Processo Licitatório para mudança e adequação da Secretaria da Educação no CEC
– Implantação do Projeto Ler e Aprender: Uma viagem ao Universo da Leitura , com o apoio do Programa Ler Faz Bem
– Inclusão na Equipe de Professores Formadores do Departamento Pedagógico, de uma profissional com formação e experiência em Educação Especial, visando um melhor atendimento aos alunos com deficiências
– Implantação do Programa “Café com troca de experiências”, envolvendo 161 alunos portadores de deficiências da Rede Municipal de Ensino e respectivos familiares
– Manutenção de telhados, limpeza de calhas e troca de lâmpadas na Garagem da Educação, no CEMUS I , Creche Bela Vista , CEMUS II , CEMUS II , unidade Educação Infantil do Rondon , Creche do Jardim Marilia , CEMUS IV , Creche da Vila Ideal , CEMUS VI , Unidade do Buru , CEMUS VII , CEMUS VIII, CEMUS XI , CEMUS XII e Unidade CECAP
– Reparos nos banheiros e desentupimento de redes de esgotos e de aguas pluviais no CEMUS V , Creche São Gabriel , Creche Vila Ideal , CEMUS II, CEMUS III , CEMUS I , Unidade Santa Efigênia , unidade do CAIC , CEC , CEMUS XII
– Reparos nas instalações elétricas no CEMUS X , CEMUS XI , CEMUS XIII e CEMUS XIV
– Realização de Processo Licitatório para aquisição de Materiais Escolares

SAAE

– Investimentos para melhorar abastecimento d´água: limpeza nos poços de captação de água no ETA João Jabour; ampliação da bomba que abastece o Jd. Santa Marta, assim como trabalho de setorização no local; manutenção no Centro de Captação de Água do Rio Piraí.
– Substituição de rede de esgoto na Rua Prudente de Moraes entre as Ruas José Revel e D. Pedro II.
– Manutenção da rede da adutora de água bruta da Conceição
– Desassoreamento da Barragem do Ribeirão Buru para manter o nível de fundo da barragem constante
– Execução de reservatório de 1.000.000,00 litros no Jd. Celani, ampliando o armazenamento e dando mais segurança ao fornecimento de água (obra custeada por empreendedor e fiscalizada pelo SAAE).
– Conclusão das obras de ampliação da ETA Bela Vista
– Execução da Estação Elevatória de Esgoto na Rua Ribeirão Preto: esgoto que seguia diretamente para a rede de drenagem e consequentemente ia para o Rio Jundiaí, agora segue para a estação de tratamento deixando de causar danos ambientais e problemas de mau cheiro e sujeira nos arredores da empresa Eucatex.
– Novos tanques de fibra para armazenamento de produtos químicos para a ETA Bela Vista

– Licitações em Andamento:

1 – Retroescavadeira
2 – Miniescavadeira (bobcat)
3 – Bombas/painéis para elevatórias de esgoto
4 – Equipamentos para controle de vazamentos e fraudes
5 – Plano Diretor de Combate a Perdas
6 – Revisão do Plano Municipal de Saneamento

Meio Ambiente

– Plantio de 1.750 mudas no Dia Mundial da Água, em parceria com a Granova Prata.
– Inauguração do Ecoponto, no São Pedro e São Paulo (ESTABELECER DATA)
– Parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente:

1 – Chegada da Polícia Militar Ambiental

2 – Parceria no programa Município VerdeAzul, no atendimento de diretivas como restauração ambiental, educação ambiental, planejamento urbano, reflorestamento, reativação dos parques municipais, arborização urbana, monitoramento do do aterro sanitário, do tratamento de esgoto e aprimoramento da coleta seletiva.

AÇÕES REGIONAIS

– Consórcio Intermunicipal da Saúde
– Consórcio do Ribeirão Piraí
– Trem Republicano

VERBAS DOS DEPUTADOS

Pelo Ministério da Cidade: total de R$ 2.500.396,00

Senador José Anibal: R$ 255 mil
Dep. Federal Ricardo Tripoli: R$ 498.081
Dep. Federal Guilherme Mussi: R$ 987.576,00
Dep. Federal Miguel Hadad: R$ 493.081,00
Dep. Federal Valmir Prascidelli: R$ 248.334,00

Pelo Ministério da Saúde:

Dep. Federal: José Olímpio: R$ 250 mil
Dep. Federal Herculano Passos Júnior: R$ 250 mil
Dep. Federal Guilherme Mussi: R$ 850 mil
Dep. Federal Guilherme Mussi: R$ 150 mil

Deputado Estadual:

Rogério Nogueira: R$ 150 mil (para Saúde)
André Soares: R$ 150 mil (para Saúde)

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