Prefeito assina protocolo de intenções para criação do Consórcio Intermunicipal da Saúde

O Prefeito de Salto, Geraldo Garcia, acompanhado do secretário da Saúde, Dr. Flávio Vitale Júnior, participou da assinatura do Protocolo de Intenções para a criação do Consórcio Intermunicipal da Saúde, formado pelas cidades de Salto, Itu e Porto Feliz. O evento ocorreu na manhã de quarta-feira (05).

Também participaram do encontro, que foi realizado no Paço Municipal Ituano, os chefes do Executivo das cidades vizinhas, Guilherme Gazzola (Itu) e Dr. Cássio Prado (Porto Feliz), além de secretários e diretores das prefeituras.

A ideia, com a criação desse consócio, que atenderá os mais de 300 mil habitantes das três cidades juntas, é de melhorar o gerenciamento da área saúde com economia financeira, melhora da qualidade dos serviços e transparência.

Entre os objetivos iniciais estão a contratação de um laboratório de renome para a realização de exames, a implantação de uma Central de Exame de Diagnóstico por Imagem, otimização do uso da frota de ambulâncias, da implantação de uma central de regulação, de prontuário eletrônico do cidadão e do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO).

Agora, os três prefeitos deverão convidar os vereadores e os conselhos de saúde de suas cidades para uma apresentação do pré-projeto de lei da criação do consórcio, que será realizada no dia 26 deste mês, no auditório da Prefeitura de Itu.

As três prefeituras já haviam se reunido para uma primeira discussão sobre o assunto anteriormente. Na oportunidade, foi apresentado um breve estudo sobre a situação de cada uma delas, demonstrando que Porto Feliz, por exemplo, possui um hospital adequado para cirurgias de pequena complexidade, já o hospital de Salto tem estrutura para suportar procedimentos de média complexidade, enquanto que Itu tem um hospital que comporta cirurgias de alta complexidade, sendo que o consórcio poderá servir para promover o intercâmbio de pacientes, de acordo com a necessidade de cada um.