O Carnaval Salto 2017, realizado pela Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Cultura, atraiu cerca de 22 mil foliões à Praça XV de Novembro e adjacências, de acordo com levantamento da Polícia Militar. O evento, neste ano, contou com o apoio da iniciativa privada, que patrocinou 100% das atividades.
Na primeira noite, os carnavalescos saltenses foram reconhecidos por toda a contribuição com a cultura local e receberam o Troféu Bonecão de Ouro. Entre os homenageados, está Euripa Aparecida Bortolucci (Cida Preta), do GRES Palma de Ouro; representando a Cia de Danças Faces Oculta, Arilton Assunção e Fátima Herculano e Graziela Herculano, da GRES Unidos do Morro; Benedito Antônio (Ditaço) e Maria Eugênia Purificação Antônio, da S.I.R. José do Patrocínio; Wilson Roberto de Campos (Tiba), do GRES Acadêmicos Santa Cruz; Sônia Aparecida de Jesus, do GRES Mocidade Independente de Salto; e Márcia Taís Baestero, do GRES Pérola Negra de Salto. A noite foi encerrada com a apresentação da Banda Livre Acesso.
O desfile dos blocos carnavalescos — Espaço Barros Júnior, Centro de Artes, Educação e Lazer (CAEL), Santa Loucura e A Girafa — e dos Bonecões da Barra marcaram a segunda noite do Carnaval Salto. Os quatro blocos animaram a população com temas que destacaram a brasilidade, o teatro e a cultura. O destaque da noite ficou por conta dos tradicionais Bonecões da Barra que desfilaram ao som da União Gomes Verdi e animaram os foliões que ocuparam a Avenida Dom Pedro II. Após avaliação de uma banca de jurados, o bloco Espaço Barros Júnior foi escolhido como o melhor bloco do Carnaval Salto 2017. O grupo de Pagode de Casual e o grupo de Axé e Lambaeróbica Swingueira Negra fecharam a segunda noite do evento.
Os foliões lotaram a Praça XV de Novembro, para prestigiar a última noite do Carnaval Salto, que contou com o show da Banda Status, que agitou os presentes ao som de sucessos de diversos gêneros musicais.
Segundo o secretário da Cultura, Sandro Bergamo, o Carnaval Salto superou as expectativas, mesmo com poucos recursos e com uma programação simples. “Levamos à praça um número expressivo de foliões onde o ambiente familiar e a diversão protagonizaram essa festividade e a ideia de ter transformado a Praça XV em um baile de salão também foi ponto positivo e agradou a todos. Por isso acredito que o resultado superou nossas expectativas”, disse.
O Carnaval Salto contou com o apoio da Polícia Militar, da Guarda Civil Municipal, da Defesa Civil de Salto, da Secretaria da Saúde, do Conselho Tutelar e do Ambulatório de Moléstias Infectológicas – AMI.