A unidade adotou o modelo de Centro de Educação Ambiental (CEA)
A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a CSO Ambiental, realizou nesta tarde de sexta-feira (12), a entrega do 9° Ecoponto da cidade, na Rua Eurico Gaspar, 100, no Jardim Bandeirantes. Estiveram presentes na inauguração do novo Ecoponto, Jd. Bandeirantes, o Prefeito de Salto, Geraldo Garcia, acompanhado do Presidente da Câmara, Lafaiete Pinheiro dos Santos, o secretário de Meio Ambiente, Ângelo César Turqui Piva, o Diretor Operacional da CSO, João Paschoalini, o representante da Corbes, Joaquim Silva e os vereadores José Benedito de Carvalho, Luiz Carlos Batista e Vinicius Saudino, a secretária da Educação, Fernanda Barbutto e equipe da CSO Ambiental. Ainda estiveram presentes, as diretoras das unidades educacionais do município.
Na ocasião, o chefe do Executivo destacou a destinação da área para o espaço que agora abriga o Ecoponto – Centro de Educação Ambiental (Cea). “Quando vejo ações como esta, tenho certeza que muita gente está preocupada em melhorar o ambiente e a saúde da nossa população, pois a luta ambiental é constante. O grande legado deste novo Ecoponto é o aprendizado, além dos ensinamentos que todos que passarão a receber aqui. É um espaço incrível”, disse o Prefeito.
A unidade, instalada numa área de cerca de 2000m2, recebe o descarte de resíduos eletrônicos como lâmpadas, pilhas e baterias, óleo de cozinha usado, grandes volumes como sofás, móveis, colchões e grandes embalagens, restos de construção civil, resíduos de podas de árvores e recicláveis em geral.
Essa unidade ainda conta com um espaço lúdico voltado à educação ambiental, seguindo o modelo de Centro de Educação Ambiental (CEA). Por meio de jogos, oficina de recicláveis e um espaço ao ar livre, o Centro de Educação busca estreitar a relação dos saltenses com a natureza e explicar como funciona a gestão da limpeza urbana no município. E também é composto por um toten interativo, com atividades educacionais, onde também é possível tirar uma foto e enviar para o e-mail como lembrança do espaço. De acordo com o secretário do Meio Ambiente, “esse Ecoponto traz inovação incrível, onde é possível ter experiências práticas sobre o meio ambiente e conhecer as ações realizadas em Salto”, declara. Vale ressaltar, que o Ecoponto foi confeccionado levando-se em conta 10 meios sustentáveis, como iluminação natural, ventilação cruzada, uso do material da Usina de Valorização de Resíduos da Construção Civil (UVRCC) e outros aspectos.
As demais unidades dos Ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 7h40 às 16h e estão localizados nos seguintes endereços:
• Ecoponto Jardim das Nações – Rua Argélia, 361;
• Ecoponto Jardim Santa Cruz – Rua Rangel Pestana, 529;
• Ecoponto Jardim São João – Rua Vaticano, 650;
• Ecoponto Jardim Cidade – Rua Botucatu, 409;
• Ecoponto São Pedro e São Paulo – Rua Estado do Rio Grande do Sul, 1303;
• Ecoponto Jardim São Gabriel – Rua São Raimundo, 85;
• Ecoponto Parque Rondon – Rua Domingos José da Cruz, 130;
• Ecoponto Salto Ville – Rua Padre Carlos Corrêa Tolêdo Melo, 34;
• Ecoponto Jardim Bandeirantes, Rua Eurico Gaspar Dutra, 100;
Para mais informações sobre os Ecopontos, ou em caso de dúvidas, sugestões e reclamações, a população pode ligar para Linha da Limpeza CSO: 0800-940-3203, que funciona de segunda a quinta-feira, das 7h às 17 h, e sextas das 7h às 16h.