A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou no último sábado (23), a 6ª Conferência Municipal da Saúde. Neste ano, o encontro teve como tema: “Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”.
O evento contou com palestras sobre a História da Saúde em Salto, o Sistema Único de
Saúde e também sobre a Judicialização no sistema de saúde; formação dos grupos de trabalho; elaboração do relatório da conferência e eleição dos delegados para a etapa estadual. O encontro foi aberto à população e reuniu cerca de 80 pessoas. A abertura contou com a apresentação do Grupo Gaó, do Conservatório Municipal.
A abertura oficial da 6a Conferência foi realizada pelo Prefeito Geraldo Garcia, acompanhado do secretário da Saúde, Flávio Vitale Filho, do presidente da Câmara, Lafaiete Pinheiro dos Santos e do presidente da Câmara Municipal, Emerson Correa Silveira, e dos vereadores Roberto Natalino Silveira, Clodoaldo Martins de Oliveira, Divaldo Aparecido dos Santos, e da coordenadora do Curso de Enfermagem, Lilia Tardelli Antunes. Na oportunidade, o Chefe do Executivo fez uma reflexão quanto a seriedade à cultura de prevenção às doenças.
A 6ª Conferência Municipal de Saúde teve como proposta avaliar a situação de saúde do município de Salto, de acordo com os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS previstos na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde. Os grupos de trabalhos apresentaram 35 propostas relacionadas aos três eixos temáticos.