Reunião debateu pautas ambientais da região
O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT), com apoio da Prefeitura de Salto, realizou na manhã desta quinta-feira (25), a reunião da 55ª Plenária na Sala Palma de Ouro, Centro de Educação e Cultura “Anselmo Duarte”.
Estiveram presentes os Prefeitos, Dirlei Salas Ortega de Araçoiaba da Serra, Fernando Lopes da Silva de Boituva, Aldomir José Sanson de Cerquilho e Darci Schiavi da cidade Jumirim, o secretário do Meio Ambiente de Salto, Ângelo César Turqui Piva, o superintendente do SAAE de Salto, Pérsio de Paula, o presidente da Câmara, Lafaiete Pinheiro, os vereadores, Edemilson Santos, Luís Batista, além de representantes do Estado e do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Sorocaba e Médio Tietê.
Na ocasião, os Prefeitos presentes, membros do Comitê, representantes da região e sociedade civil debateram pautas ambientais referentes aos municípios da região, que englobam o total de 35 cidades do médio Tietê, como Itu, Cabreúva, Bofete, Araçoiaba da Serra, Cerquilho e outras.
As pautas abordadas foram: aprovação da Ata da 54ª Reunião Ordinária, aprovação do Parecer Técnico referente ao Loteamento Ecivitas Smart City, área de restrição e controle para captação e uso de água subterrânea no município de Porto Feliz, indicação dos representantes do CBH-SMT para compor grupo de trabalho no âmbito da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima) – para os assuntos relativos a represa Itupararanga, aprovação da quota de contribuição do CBH-SMT para a realização do evento “Diálogo Interbacias” e indicação de empreendimento para financiamento com recursos oriundos da cobrança pelo uso dos recursos hídricos e da compensação financeira e demais assuntos pertinentes e competentes ao Comitê e a Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê (FABH-SMT).
“É com grande satisfação que recebemos a todos em Salto, para darmos início aos trabalhos deste Comitê, onde fui eleito Presidente. É de suma importância as deliberações de hoje e tenho certeza que iremos progredir nas questões que envolvem nossos municípios, de forma a beneficiar a todos”, declara o Prefeito Geraldo Garcia.
A Plenária teve duração de 3 horas, onde foi possível tratar todos os assuntos da pauta e também realizar uma singela homenagem ao ex-prefeito da cidade Capela do Alto, Marcelo Soares, falecido em maio deste ano e também mostrar aos presentes, qual a situação do rio Tietê em Salto, com apresentação dos vídeos divulgados na rede Globo, por meio dos programas Jornal Nacional e Fantástico. “Espero que estes vídeos apresentados ao final desta Plenária, mostre a importância de desenvolvermos ações positivas ao município de Salto e aos demais, que cercam esse importante rio do Estado”, declara o Chefe do Executivo.